Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise a figura a seguir.

 

 

http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/

 

A respeito da importância da expedição de Pedro Teixeira (1637-1639) para a conquista lusa do vale do Amazonas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Sua viagem de penetração visava ocupar a maior parte da bacia do Alto Amazonas, para forçar a Coroa de Castela a fazer uma aliança militar com Portugal.


( ) Suas iniciativas de povoamento, na viagem de retorno Quito-Belém, buscavam marcar a presença de Portugal além da linha limítrofe do Tratado de Tordesilhas.


( ) Sua expedição de reconhecimento viabilizou o estabelecimento de fortificações ao longo do percurso, como a do Real Forte Príncipe da Beira.


Na ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F - V - F.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Analise a figura a seguir.

 

 

http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/

 

A respeito da importância da expedição de Pedro Teixeira (1637-1639) para a conquista lusa do vale do Amazonas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

 
  • (F) Sua viagem de penetração visava ocupar a maior parte da bacia do Alto Amazonas, para forçar a Coroa de Castela a fazer uma aliança militar com Portugal.

O erro básico da afirmativa é não perceber que, durante a expedição de Pedro Teixeira, Portugal estava sob controle da Coroa espanhola, sob o exercício da União Ibérica (1580-1640). No período, o rei de Espanha acumulava a Coroa de Portugal por conta de uma crise sucessória nas dinastias portuguesas. Se é verdade que a expedição tinha como preocupação explorar o vale do Amazonas, não se pode dizer que visava uma aliança entre as duas Coroas ibéricas. AFIRMATIVA FALSA.

 
  • (V) Suas iniciativas de povoamento, na viagem de retorno Quito-Belém, buscavam marcar a presença de Portugal além da linha limítrofe do Tratado de Tordesilhas.

A expedição de Pedro Teixeira partiu de Belém em outubro de 1637 e levaria um ano para, pelo curso d'água do Amazonas, alcançar Quito, destino final do esforço. Pelo caminho, Teixeira mapeou e povoou a bacia do Amazonas, reclamando-a em nome da Coroa portuguesa e, consequentemente, para o controle do rei de Espanha. A ocupação efetiva do território pela ação portuguesa seria fundamental para expandir as fronteiras coloniais para muito além dos limites do Tratado de Tordesilhas (1494). Entenda o estudante que, àquela altura, os conhecimentos cartográficos sobre a região eram muito restritos e era muito difícil estabelecer com clareza os limites entre as duas esferas de colonização. Então, efetuar a colonização efetiva do território era a melhor maneira de expandir a fronteira para além dos limites originais dos tratados. Seria no retorno da expedição que Teixeira reclamaria a margem esquerda do Rio do Ouro em nome da Coroa portuguesa. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • (F) Sua expedição de reconhecimento viabilizou o estabelecimento de fortificações ao longo do percurso, como a do Real Forte Príncipe da Beira.

De fato, a expedição de Pedro Teixeira viabilizou a construção de importantes fortificações ao longo do Amazonas, consolidando a presença colonial na região. No entanto, o Real Forte Príncipe da Beira não foi construído na oportunidade, mas sim no século XVIII, no contexto das reformas pombalinas para fortalecer a presença portuguesa na Amazônia. Além disso, há de se recordar o estudante que o forte em questão foi construído no rio Guaporé, ao passo que a expedição de Teixeira se concentrou no curso do Amazonas. AFIRMATIVA FALSA.

 

Assim, temos a sequência F - V - F.


Na ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
a) 
 F.
b)  V.
c)  F.
d)  V.
e)  V.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *