Analise as afirmativas sobre a economia colonial da América Portuguesa e marque a opção correta.
I. É possível afirmar que o crescimento da capitania de São Paulo só se tornou possível, no início do século XVII, em consequência da descoberta das minas de prata pelos bandeirantes.
II. Ao longo do século XVII, em consequência das entradas em busca de índios, ganhou expressão a produção de gado e de gêneros de subsistência na capitania de São Paulo.
III. A trajetória econômica da São Paulo colonial, distanciada dos mercados externos, deveu-se à proibição do plantio da cana de açúcar na região.
- A) Somente I está correta.
- B) Somente II está correta.
- C) Somente III está correta.
- D) Somente I e II estão corretas.
- E) Somente I e III estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente II está correta.
Gabarito: ALTERNATIVA B
Analise as afirmativas sobre a economia colonial da América Portuguesa e marque a opção correta.
- I. É possível afirmar que o crescimento da capitania de São Paulo só se tornou possível, no início do século XVII, em consequência da descoberta das minas de prata pelos bandeirantes.
As primeiras descobertas de metais nobres em quantidade expressiva na América portuguesa só se dariam no final do século XVII, quando bandeirantes paulistas encontrariam ouro e pedras preciosas ao norte. No entanto, após a Guerra dos Emboabas, o governo colonial achou por bem desmembrar a região mineradora (as Minas Gerais) do território da capitania de São Paulo. Ou seja, o ciclo aurífero (e não argênteo) ocorreria em torno da capitania das Minas Gerais, e não de São Paulo. Afirmativa falsa.
- II. Ao longo do século XVII, em consequência das entradas em busca de índios, ganhou expressão a produção de gado e de gêneros de subsistência na capitania de São Paulo.
Empreendimentos particulares de exploração do interior do continente e de missões de apresamento indígena, as bandeiras pressionaram as fronteiras de colonização da América portuguesa para o interior. A busca por riquezas como metais e pedras preciosas e as possibilidades de enriquecimento pela venda de indígenas como escravos atraíam os bandeirantes para longas incursões pelo interior, o que levou, de fato, à fundação de pequenas vilas e à interiorização geral da colonização portuguesa. No entanto, há de se notar, essas práticas com os indígenas eram de notória violência, além de serem as bandeiras um importante vetor de difusão de doenças estranhas ao interior do continente. O morticínio de indígenas nesse período, seja por ataques armados seja em decorrência de adoecimentos, precisa sempre ser notado com muita atenção; afinal, eram campanhas de apresamento para a escravização, ou seja, uma violência inominável. Além disso, ocorreria a sedentarização de uma nova forma de sociedade oriunda do encontro entre brancos e indígenas. Presos à terra pela agricultura de subsistência e pela pecuária, esses indivíduos teriam conhecimentos também sobre as drogas do sertão e formariam pequenos circuitos comerciais internos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. A trajetória econômica da São Paulo colonial, distanciada dos mercados externos, deveu-se à proibição do plantio da cana de açúcar na região.
Não houve uma proibição do cultivo de cana de açúcar em São Paulo ou em parte alguma, mas sim limitações impostas pelo clima. Apesar de um sucesso restrito em São Vicente, a capitania de São Paulo não oferecia as condições climáticas ideais para a instalação da lavoura, nem o solo seria adequado para aquela forma de produção. Afirmativa falsa.
Assim, é verdadeira a afirmativa II.
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente III está correta.
d) Somente I e II estão corretas.
e) Somente I e III estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário