Ao criar as capitanias hereditárias, entre as quais a do Espírito Santo, a metrópole portuguesa introduzia no Brasil a grande propriedade da terra. Latifúndio, monocultura e escravidão foram elementos marcantes da fase colonial que deitaram raízes no país, não sendo substancialmente alterados com a Independência. O regime republicano, nascido de um golpe de Estado, não modernizou as estruturas existentes, algo que começa a ocorrer somente com a Era Vargas (1930-1945), com o início da indústria de base e a criação das leis trabalhistas, mas sob um regime político crescentemente centralizador, que culmina com a ditadura do Estado Novo.
Após a Segunda Guerra Mundial, o país avança na industrialização e na rápida urbanização. A redemocratização iniciada em 1945 foi assinalada por sucessivas crises políticas e encerrada pelo golpe militar de 1964. Depois de duas décadas de regime autoritário, o Brasil reencontra-se com a democracia, coroada com a promulgação da Constituição de 1988, denominada de cidadã por Ulysses Guimarães.
Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História do Brasil, julgue o item que se seguem.
As capitanias hereditárias, situadas no litoral nordestino, foram rapidamente substituídas por um mecanismo de distribuição de terras aos camponeses que se dispusessem a plantar cana-de-açúcar.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra B) Errado.
As capitanias hereditárias não foram rapidamente substituídas por um mecanismo de distribuição de terras aos camponeses que se dispusessem a plantar cana-de-açúcar. Ao contrário, as capitanias hereditárias introduziram no Brasil a grande propriedade da terra, caracterizando o latifúndio, que se manteve durante a fase colonial e mesmo após a Independência.
Deixe um comentário