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Aqueles que dispunham de poder e traduziam os interesses econômicos dominantes tinham, diante de si, um rol de tarefas complexas. Era necessário construir novos Estados, com instituições que garantissem a ordem e o controle sociais, mas também conferissem legitimidade aos que governassem. Grupos políticos antagônicos formavam-se, a Igreja lutava para não perder seu lugar hegemônico, debates furiosos travavam-se entre os que defendiam um governo centralizado e os que preferiam o federalismo.

(Maria Lígia C. Prado, América Latina no Século XIX: Tramas, Telas e Textos)

No excerto, a historiadora analisa a conjuntura após as independências hispano-americanas, contexto no qual aqueles que não dispunham de recursos, fossem econômicos ou culturais,

Resposta:

A alternativa correta é letra E) teriam de se organizar, lutar, sofrer e morrer para alcançar seus objetivos, como reformas sociais de peso, pois as lutas de independência não mudaram as vidas dos “de baixo”.

Vamos analisar cada alternativa para entender o contexto da conjuntura após as independências hispano-americanas, especialmente em relação àqueles que não dispunham de recursos econômicos ou culturais.

 

A) receberam uma série de benefícios, ainda que provisórios, como a possibilidade de usufruto das terras que já ocupavam antes da declaração de independência e direito indígena à educação.

INCORRETO. Na realidade, a independência não trouxe benefícios significativos para as populações indígenas e para os setores populares em geral. A grande maioria dos indígenas e camponeses não obteve o direito de usufruto das terras que ocupavam, e menos ainda o direito à educação. A independência não alterou fundamentalmente as relações de poder e a estrutura social, que continuaram a favorecer as elites criollas (descendentes de espanhóis nascidos na América) em detrimento dos grupos indígenas e populares.

 

B) tiveram poucos ganhos econômicos permanentes, mas houve a oferta da cidadania plena, com amplos direitos políticos e direito à escolarização básica, laica, pública e gratuita.

INCORRETO. Apesar de algumas tentativas de reforma, a maioria das novas nações hispano-americanas não conseguiu oferecer cidadania plena, amplos direitos políticos ou educação básica para suas populações mais pobres. Em muitos casos, a cidadania e os direitos políticos foram limitados a homens livres e proprietários de terras, excluindo a grande maioria da população. Além disso, a educação era muitas vezes controlada pela Igreja e estava fora do alcance dos mais pobres.

 

C) optaram, em geral, por emigrar da terra natal, buscando o espaço urbano ou localidade que oferecesse um acesso mais fácil à pequena propriedade rural e os direitos mais básicos, como educação.

INCORRETO. Embora houvesse alguma migração para as cidades, a maioria das populações rurais não tinha a opção de emigrar. As oportunidades de propriedade rural e educação eram limitadas, e a vida na cidade muitas vezes significava trabalho duro e condições de vida precárias.

 

D) rebelaram-se de forma recorrente ao longo do século XIX, com grandes conquistas em relação ao acesso à terra, mas sem a conquista da cidadania política ativa, assim como de outros direitos básicos.

INCORRETO. Embora tenha havido rebeliões e protestos por parte dos setores populares, eles raramente resultaram em grandes conquistas. A maioria das rebeliões foi suprimida, e as elites criollas mantiveram seu controle sobre a terra e o poder político.

 

E) teriam de se organizar, lutar, sofrer e morrer para alcançar seus objetivos, como reformas sociais de peso, pois as lutas de independência não mudaram as vidas dos “de baixo”.

CORRETO. As lutas pela independência não resultaram em mudanças significativas para as populações mais pobres. As elites criollas mantiveram seu controle sobre o poder e a riqueza, enquanto os setores populares continuaram a enfrentar pobreza, desigualdade e exclusão. As reformas sociais significativas só seriam alcançadas através de lutas prolongadas e muitas vezes violentas.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.

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