Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente modalidades consideradas legais para obter escravos na Amazônia colonial, à exceção de uma. Assinale-a.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) As tropas de resgate eram conduzidas por missionários que convenciam os índios a buscar a liberdade e melhores condições de vida nos aldeamentos.

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente modalidades consideradas legais para obter escravos na Amazônia colonial, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Os índios aprisionados nas guerras intertribais podiam ser resgatados pelos colonos os quais, em retribuição, obtinham o direito de escravizar legalmente os indígenas por dez anos.

A alternativa faz referência a uma das formas de apresamento indígena permitido durante o Período Colonial. No período, as guerras justas, isto é, aquelas movidas contra indígenas hostis à presença portuguesa e à expansão da fé católica, eram oportunidades em que se permitia a captura e a escravização de indígenas. Os indígenas tidos como hostis poderiam, sim, ser escravizados por tempo indeterminado. No entanto, aqueles indígenas que foram libertados do cativeiro durante as guerras justas podiam ser escravizados por um período de dez anos pelos seus libertadores. Sem erros na alternativa.

 
  • b) As tropas de resgate eram conduzidas por missionários que convenciam os índios a buscar a liberdade e melhores condições de vida nos aldeamentos.

Constituídas para supostamente resgatar indígenas em condição de escravidão por outros indígenas, as tropas de resgate eram esforços militares e particulares pelo interior da Amazônia. Essa forma de apresamento era uma das principais formas de se conseguir mão de obra escrava na região amazônica durante o Período Colonial. Por conter erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c) Os índios de repartição eram os que aceitavam ser descidos sem oferecer resistência armada, em oposição aos índios escravos.

Os índios de repartição eram aqueles aldeados pelos descimentos, expedições religiosas em busca de "índios bravios" para a missão de catequização. Aqueles que aceitavam a ação dos jesuítas eram aldeados em regiões integradas ao sistema colonial e acabavam, na condição de trabalhadores livres, prestando serviços a senhores e à administração. Por sua vez, aqueles que resistiam aos descimentos acabavam presos na condição de escravos. Sem erros na alternativa.

 
  • d) Os descimentos abasteciam de índios os aldeamentos, de onde eram repartidos pelos moradores, para a realização de serviços e para trabalharem no próprio aldeamento.

Como explicado acima, os descimentos eram expedições de missionários em busca de índios tidos como bravios para serem aldeados. Uma vez conduzidos aos aldeamentos, esses indígenas eram aculturados, submetidos ao trabalho sedentário e convertidos à fé cristã. Após isso, como já explicado, eram repartidos para a realização de diversos tipos de trabalhos na condição de trabalhadores livres. Sem erros na alternativa.

 
  • e) As guerras justas eram expedições militares que invadiam os territórios indígenas e capturavam índios que estariam impedindo a pregação do Evangelho ou atacando colonos.

De uma maneira geral, era declarada "guerra justa" contra aqueles indígenas que se insurgiam contra a presença portuguesa ou contra a expansão da fé cristã na América portuguesa. Sem erros na alternativa.

  

Sem mais, a única a apresentar erro é a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *