Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“As Câmaras Municipais, encarregadas da administração local, foram sendo estruturadas paralelamente à formação das primeiras vilas.” A atuação das Câmaras, controladas pelos homens-bons, abrangia diversos setores, como o abastecimento, a tributação e a execução das leis.[…] Assim, as Câmaras Municipais constituíam poderosos órgãos da administração colonial. (Cotrim, Gilberto. História Global-Brasil e Geral. 8. ed. São Paulo: Saraiva,2005.p.203.)

 

A categoria dos homens-bons refere-se aos

Resposta:

A alternativa correta é letra E)  proprietários de terras, de escravos ou de gado que em muitas cidades exerciam o poder político.

Gabarito: Letra E

 

As primeiras câmaras municipais foram instaladas no Brasil no mesmo instante em que surgiram as primeiras vilas.

 

Eram órgãos encarregados de funções administrativas, judiciais, policiais e financeiras locais. Nas eleições de seus ocupantes só podiam participar os chamados “homens bons”, ou seja, homens de posses que poderiam ser proprietários de terras, de escravos ou de gado, clérigos e funcionários da Coroa.

 

Nas vilas e cidades em que residiam, eram eles que exerciam o poder político, participando das câmaras municipais. Eram figuras de tamanho poder que por vezes se opunham às medidas dos governadores-gerais e seus auxiliares.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A:  contratadores, homens de prestígio, que eram autorizados a cobrarem impostos e o dízimo.

 

Os contratadores são figuras que surgem no período da mineração e eram homens que compravam da Coroa o direito de cobrar alguns impostos, como o dízimo da Igreja e os tributos de importação. Portanto, era uma função específica da sociedade mineradora.

 

Letra B:  homens da sociedade colonial que se notabilizaram por fazer grandes obras de caridade.

 

Os homens bons eram homens da sociedade colonial que tinham prestígio político e econômico. Poderiam fazer caridade ou não.

 

Letra C:  administradores enviados pela coroa portuguesa com o objetivo de fiscalizar a arrecadação do quinto.

 

Não eram os homens bons responsáveis pela fiscalização da arrecadação do quinto, porque não era a câmara municipal que tinha essa atribuição. Quem fiscalizava o ouro e separava a parte da Coroa, chamada de quinto eram as Casas de Fundição.

  

Letra D:  homens encarregados dos assuntos da justiça, auxiliares diretos dos governadores-gerais.

 

Os homens encarregados da justiça e que eram auxiliares dos governadores-gerais eram chamados de ouvidor-mor.

 

Referências:

 

CAMPOS, Flávio e MIRANDA, Renan Garcia. A escrita da história: ensino médio. Volume único. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *