“As populações indígenas habitavam as terras que ficariam conhecidas como Brasil muito antes dos colonizadores chegarem à América do Sul. Os primeiros portugueses aportaram no litoral nordeste do país no ano de 1500, considerado o ano do descobrimento do Brasil pelos europeus.”
Veja mais sobre “Brasil” em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pais-brasil.htm
Marcando o início do período conhecido como Brasil Colônia, que se prorrogou até 1822, o território foi dividido em:
Assinale a alternativa CORRETA:
- A) Capitanias Hereditárias.
- B) Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.
- C) Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.
- D) Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul.
- E) Tratado de Tordesilhas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Capitanias Hereditárias.
Gabarito: LETRA A.
A questão aborda o contexto do Brasil Colônia (1500-1822), salientado, de forma crítica, a presença dos povos originários no território muito antes do "descobrimento" efetivado pelos portugueses. Nesse cenário, inicialmente, a administração portuguesa dividiu o país em Capitanias Hereditárias (LETRA A), uma separação territorial implementada visando a exploração e a colonização do Brasil. Desse modo, lotes de terra eram concedidos a capitães donatários, nobres que se tornavam responsáveis por povoar e defender seus domínios. Além de cuidar da administração, os donatários deviam conceder sesmarias, construir povoados, explorar os recursos naturais, fiscalizar a cobrança de impostos, dentre outros (Politize, 2024).
Diante disso, as demais alternativas estão incorretas porque se referem a divisões mais atuais do território brasileiro para fins estatísticos e geográficos e/ou a um tratado firmado entre Portugal e Espanha em 1494, dividindo as terras do "Novo Mundo", para além do Brasil, entre os dois reinos (Tratado de Tordesilhas).
Deixe um comentário