As primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro pelos portugueses se basearam no sistema de ______________, adotado na costa africana. Nos anos iniciais, entre 1500 e 1535, a principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil, obtida mediante ___________ com os indígenas. As árvores não cresciam juntas, encontravam-se ________________. À medida que a madeira foi se esgotando no litoral, os europeus passaram a recorrer aos índios para obtê-la. O trabalho de derrubada das árvores era uma tarefa comum na sociedade _________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- A) capitanias hereditárias – troca – dispersas – tupinambá
- B) feitorias – alianças – dispersas – guarani
- C) capitanias hereditárias – troca – aglutinadas – guarani
- D) capitanias hereditárias – alianças – aglutinadas – tupinambá
- E) feitorias – troca – dispersas – tupinambá
Resposta:
A alternativa correta é letra E) feitorias – troca – dispersas – tupinambá
Gabarito: ALTERNATIVA E
- Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Os primeiros trinta anos de presença portuguesa na América foram marcados pelo extrativismo vegetal. Isto é, a exploração predatória de recursos vegetais mais imediatos em detrimento de um esforço de colonização efetiva do território. Acontecia que o comércio com as Índias parecia ser muito mais lucrativo do que qualquer outra atividade colonial; por isso, prefeririam os portugueses lançar nova feitorias, modelo já ensaiado na costa ocidental africana. Tratava-se de entrepostos comerciais especializados em trocas locais e na exploração mais imediata de recursos. No caso da América portuguesa, isso envolvia a troca direta com as nações indígenas, principalmente as de ramo Tupi, que estavam concentradas na região costeira. Como não se tratava de uma plantação em série, mas sim dispersa a colaboração indígena passou a ser empregada de maneira sistemática e se mostrou mais efetiva junto aos tupinambás. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) capitanias hereditárias – troca – dispersas – tupinambá
b) feitorias – alianças – dispersas – guarani
c) capitanias hereditárias – troca – aglutinadas – guarani
d) capitanias hereditárias – alianças – aglutinadas – tupinambá
e) feitorias – troca – dispersas – tupinambá
Por fim, cabe destacar que as capitanias hereditárias foram imediatamente posteriores a esse primeiro momento. Ou seja, quando já se tentava um momento de colonização efetiva, superando o extrativismo vegetal. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário