Continua após a publicidade..
As relações entre ameríndios e europeus na América Portuguesa, desde o século XVI, se caracterizaram como um dos elementos de formação da organização social do Brasil. Sobre esta realidade, é CORRETO afirmar que
- A) as relações pautadas no escambo, tão características dos anos iniciais da presença europeia na América Portuguesa perdurou, de forma sistêmica, nas relações entre europeus e indígenas, até o século XIX.
- B) os movimentos de resistência indígena nunca se configuraram como ameaça para os europeus.
- C) a mão-de-obra indígena não foi utilizada sistematicamente no processo de colonização da América Portuguesa, tendo em vista a utilização em massa dos africanos como mão-de-obra desde a primeira metade do século XVI.
- D) a Guerra dos Bárbaros, ocorrida entre os séculos XVII e XVIII, foi um dos capítulos das tensões entre os índios e a coroa portuguesa no período colonial.
- E) diferentemente do que se deu na América Espanhola, não há registros de movimentos de resistência indígena na América Portuguesa.
Resposta:
$@$v=undefined-rv1$@$
A alternativa correta é letra D) a Guerra dos Bárbaros, ocorrida entre os séculos XVII e XVIII, foi um dos capítulos das tensões entre os índios e a coroa portuguesa no período colonial.
A Guerra dos Bárbaros foi um conflito que ocorreu entre os séculos XVII e XVIII, envolvendo os índios e a coroa portuguesa na América Portuguesa. Essa guerra foi um dos capítulos das tensões entre os índios e os europeus durante o período colonial.
As outras alternativas estão incorretas porque:
- A) As relações pautadas no escambo (troca de mercadorias) foram características dos anos iniciais da presença europeia na América Portuguesa, mas não perduraram de forma sistemática nas relações entre europeus e indígenas até o século XIX.
- B) Os movimentos de resistência indígena se configuraram como ameaça para os europeus em várias ocasiões durante o período colonial.
- C) A mão-de-obra indígena foi utilizada sistematicamente no processo de colonização da América Portuguesa, especialmente nos primeiros séculos.
- E) Há registros de movimentos de resistência indígena na América Portuguesa, como a Guerra dos Bárbaros, por exemplo.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário