Continua após a publicidade..
Atente ao seguinte enunciado: “Em seu governo, Maurício de Nassau incentivou a produção de açúcar, que havia decaído durante a conquista, com a concessão de financiamentos; também estimulou a agricultura de subsistência, sobretudo da mandioca, para que não faltassem alimentos aos mais pobres. Homem culto e amante das artes, seu governo foi um período de tolerância religiosa entre católicos e protestantes. Seu retorno à Europa e sua substituição por um ‘triunvirato’ — que alterou suas práticas administrativas — fez surgir reações e insurreições por parte dos senhores de engenho”.
O enunciado se refere ao período histórico marcado
- A) pela implantação do Governo-Geral, em 1548, como forma de resolver o fracasso administrativo das Capitanias Hereditárias e garantir a posse e a pacificação da Colônia.
- B) pelo domínio francês no Maranhão, no qual o governo do Conde Nassau trouxe grandes avanços à cultura canavieira daquela região e o desenvolvimento da cidade de São Luís.
- C) pelo domínio francês no Rio de Janeiro, que teve na figura de Maurício de Nassau seu grande nome, responsável por desenvolver a economia e a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
- D) pelo domínio holandês no Nordeste do Brasil, que se estendeu desde a Bahia até o Maranhão e que teve na administração de Nassau seu período de maior desenvolvimento.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv1$@$
A alternativa correta é letra D) pelo domínio holandês no Nordeste do Brasil, que se estendeu desde a Bahia até o Maranhão e que teve na administração de Nassau seu período de maior desenvolvimento.
O enunciado se refere ao período histórico marcado pelo domínio holandês no Nordeste do Brasil, que ocorreu entre 1630 e 1654. Maurício de Nassau, um governador holandês, administrou a região de 1637 a 1644 e implementou políticas que incentivaram a produção de açúcar e a agricultura de subsistência, além de promover a tolerância religiosa entre católicos e protestantes.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário