Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Atrás de portas fechadas,à luz de velas acesas,entre sigilo e espionagem acontece a Inconfidência.”(Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência)

Esses versos estão relacionados à Inconfidência Mineira, que aconteceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, na segunda metade do século XVIII.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta: Por que essa Inconfidência não obteve êxito?

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Faltou organização militar e apoio popular;

Gabarito: ALTERNATIVA A

   

"Atrás de portas fechadas, à luz de velas acesas, entre sigilo e espionagem acontece a Inconfidência."(Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência)

  
  • a)  Faltou organização militar e apoio popular;

Os membros da Inconfidência Mineira (1789) eram parte da elite de Vila Rica. Não tinham apoio popular ou militar, eram, sobretudo, intelectuais e aristocratas da terra, ligados aos interesses locais, mas sem nenhum contato efetivo com as massas. A Inconfidência nunca transbordou para uma organização militar e popular de fato, ficando no plano das discussões entre as lideranças. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  Seus participantes eram todos das camadas mais humildes da população mineira;

Como explicado acima, os inconfidentes eram todos membros da elite de Vila Rica. Alternativa errada.

 
  • c)  O líder principal Tiradentes, delatou seus companheiros ao rei de Portugal;

Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) foi um dos inconfidentes, mas não propriamente uma liderança. Como era um alferes entre membros da elite, Tiradentes foi o único conspirador que recebeu a pena capital, sendo executado em praça pública. O delator era Joaquim Silvério dos Reis, que entregou os inconfidentes às autoridades coloniais (e não ao rei de Portugal). Alternativa errada.

 
  • d)  Defendiam a subordinação da colônia à sua metrópole, com medo de perderem as concessões das minas de ouro.

A alternativa não tem muito sentido: por que conspirariam para manter o controle metropolitano sobre a colônia? A Inconfidência Mineira (1789) se adensou no contexto do declínio do ciclo do ouro e do aumento do arrocho colonial, principalmente com os impostos pesados sobre a mineração. Com a queda constante da produtividade das minas, a elite mineira se via em um processo de endividamento e de deterioração de suas condições de vida enquanto os impostos portugueses estrangulavam a economia regional. Por outro lado, continuava a ser uma sociedade ilustrada que mandava seus filhos para estudar na Europa e mantinha uma casta importante de profissionais liberais, criando um certo circuito de circulação de livros e de ideias e dialogando com a experiência iluminista e a vitória dos Estados Unidos. Desse caldo de cultura e de contradições, parte da elite mineira passou a conspirar para encerrar o controle português sobre a capitania das Minas Gerais, proclamando-se uma república inspirada na experiência americana. Isto é, todas as motivações e todos os objetivos circulavam em torno do destino da capitania, e não de um sentimento de pertencimento a toda América portuguesa. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *