Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas e recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos mulatos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: Homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa.
ANTONIL , André João. Das pessoas que andam nas minas e tiram ouro dos ribeiros. In. Cultura e opulência do Brasil, 1º ed., 1711.
A descoberta de ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, despertou a cobiça de uma massa significativa de indivíduos dos mais variados tipos.
Como consequência da descoberta do ouro em Minas Gerais, podemos destacar
- A) o fim dos impostos cobrados por Portugal.
- B) a diminuição da população que vivia na colônia.
- C) o fim do tráfico de escravos para o Brasil.
- D) o aumento da população que passa a viver na colônia.
Resposta:
A resposta correta para esta questão é: A alternativa correta é letra D) o aumento da população que passa a viver na colônia.
A descoberta de ouro em Minas Gerais no final do século XVII despertou a cobiça de uma grande variedade de pessoas, o que resultou em um aumento populacional na colônia. A citação fornecida descreve a mistura de diferentes tipos de pessoas que iam para as minas, incluindo brancos, pardos, mulatos, pretos, índios, homens, mulheres, jovens, idosos, pobres, ricos, nobres, plebeus, seculares e clérigos. Todos esses indivíduos foram atraídos para a região em busca de riquezas, o que levou ao aumento da população no Brasil.
Portanto, a opção D é a resposta correta para esta questão, uma vez que a descoberta de ouro em Minas Gerais resultou em um aumento da população que passou a viver na colônia.
Deixe um comentário