Com base nos conhecimentos históricos acerca do formato da economia açucareira no Brasil, avalie o conteúdo dos itens a seguir.
I. A produção do açúcar se alinhava com a prevalência das grandes propriedades rurais (latifúndios) no Nordeste brasileiro, com forte concentração de terra.
II. Nos engenhos ocorreu o uso de mão de obra escrava, de origem africana, como também no plantio e colheita da cana-de-açúcar, assim como nas várias etapas de produção do açúcar.
III. A economia açucareira começou a entrar em crise na segunda metade do século XVII, tendo como um dos fatores a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro.
IV. Os territórios dos atuais estados da Bahia e Pernambuco foram os locais de maior concentração de engenhos de açúcar no Brasil Colonial.
Desse modo, a quantidade de itens corretos é igual a
- A) 1.
- B) 2.
- C) 3.
- D) 4.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) 4.
Explicação:
Todos os itens apresentados são verdadeiros e corretos.
O item I é verdadeiro porque a produção de açúcar no Brasil Colonial se baseava em grandes propriedades rurais (latifúndios) no Nordeste brasileiro, o que concentrava a terra em poucas mãos.
O item II também é verdadeiro, pois a mão de obra escrava, de origem africana, foi amplamente utilizada nos engenhos, no plantio e colheita da cana-de-açúcar, assim como nas várias etapas de produção do açúcar.
O item III é correto, pois a economia açucareira começou a entrar em crise na segunda metade do século XVII, e um dos fatores que contribuíram para isso foi a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro.
O item IV também é verdadeiro, pois os territórios dos atuais estados da Bahia e Pernambuco foram os locais de maior concentração de engenhos de açúcar no Brasil Colonial.
Portanto, a quantidade de itens corretos é igual a 4.
Deixe um comentário