Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com princípios mercadológicos, as potências europeias, a partir das últimas décadas do século XV, apropriaram-se de diversos territórios, tanto na Ásia quanto na África e na América, transformando os lugares em colônias, que ficavam proibidas de produzir artigos manufaturados, cultivando plantas apenas de interesses comercial, assim como a extração de metais preciosos. Em outras palavras, dessa relação das metrópoles com as colônias, formou-se uma economia complementar para as metrópoles, que, para alguns historiadores, pode ser descrita como:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Pacto Colonial.

Gabarito: A

 

A relação existente entre a metrópole e suas colônias pode ser chamada de exclusivismo comercial ou pacto colonial.

 

Esse “pacto” era um conjunto de regras a serem seguidas pela metrópole e colônia. De acordo com Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, podemos destacar como princípios:

 

  • “exclusivo comercial”, ou seja, o monopólio exercido pela metrópole sobre tudo o que as populações das colônias importassem ou exportassem.
  • metrópole se concentra no comércio, mais lucrativo, a colônia se dedica à produção de gêneros.
  • Proibição de desenvolvimento de manufaturas nas colônias.

 

Ainda segundo os autores, essa ideia de “pacto” deve ser vista mais como uma relação de subordinação do que uma troca justa.

 

Fonte: 

VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil 2. ed. – São Paulo: Scipione, 2013,  p.100.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: Esse conceito faz menção a um tipo de desenvolvimento colonial. A colônia de exploração é uma oposição às chamadas “colônias de povoamento”.

 

Letra C: Trata-se de uma ordem, uma determinação política sobre alguém ou alguma coisa, mas não é o conceito que está sendo procurado.

 

Letra D: Escravismo colonial é um conceito que designa a transferência e utilização de mão de obra escrava em uma colônia.

 

Letra E: Sem ideia do que possa ser essa definição. Mas podemos deduzir que seja uma transferência de valores obtidos a partir de uma venda. Isso porque o valor agregado é  a diferença entre o preço de venda e o custo de produção de um produto, ou seja, é o lucro que se obtém a partir disso.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *