Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à grande propriedade e à monocultura de exportação no Brasil-Colônia, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A produção açucareira foi a primeira atividade econômica sistemática estabelecida no Brasil a partir das décadas de 1530 e 1540.

Gabarito: Letra A

 

A primeira atividade econômica planejada pela Coroa Portuguesa foi a plantação e cultivo da cana-de-açúcar.

 

Tendo por base as experiências da produção açucareira em suas colônias do Atlântico, Portugal implantou a estrutura produtiva em suas terras no continente americano. Entretanto, todo capital e financiamento do empreendimento açucareiro era originário de mercadores da Holanda, de Veneza e de Gênova.

 

Segundo Boris Fausto nas décadas de 1530 e 1540 a produção açucareira se estabeleceu na colônia em bases sólidas.

 

Na expedição de Martim Afonso de Sousa (1532) foram trazidas as primeiras mudas de cana e um perito na instalação de engenhos para a localidade que ficaria conhecida como São Vicente.

 

Na virada da década de 1530 para a de 1540, a cana teve um salto de cultivo em Pernambuco e na Bahia.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B:  A descoberta do ouro foi anterior à agricultura de exportação, que ganhou força somente após o fim das reservas de ouro em Minas Gerais.

 

O erro dessa alternativa foi dizer que a descoberta do ouro era anterior à agricultura exportadora. A descoberta do ouro foi posterior à agricultura de exportação, tendo ocorrido no século XVIII. A agricultura de exportação no Brasil tem suas origens no século XVI.

 

Letra C:  O governo português copiou o sistema de grandes plantações feitas pelos franceses no Haiti.

 

O erro dessa alternativa é dizer que o governo português copiou o sistema de grandes plantações feitas pelos franceses no Haiti. A Coroa Portuguesa transplantou o sistema açucareiro de suas colônias no Atlântico (Cabo Verde, Açores, Ilha da Madeira) que eram locais no qual a produção açucareira já retornava lucros para a monarquia portuguesa desde o século XV.

  

Letra D:  A região Norte, e em especial a cidade de Belém, era o principal pólo exportador de cana-de-açúcar a partir de 1620.

 

O erro dessa alternativa é dizer que a região Norte era o principal polo exportador de cana a partir de 1620. Na verdade, o principal polo exportador de cana era a região Nordeste, em especial, Pernambuco e Bahia. Não é à toa que durante as décadas de 1620 e 1630 os holandeses invadiram essas áreas em busca do controle produtivo do açúcar como retaliação ao fim da trégua entre espanhóis e holandeses em função da guerra de independência holandesa.

 

Referências:

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *