Com relação às atividades econômicas no período colonial brasileiro, pode-se afirmar que tiveram como sentido principal “fornecer ao comércio europeu gêneros tropicais ou minerais de grande importância; o açúcar, o algodão, o ouro…”
(FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 118)
Entendendo o sentido colocado no texto, analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Estruturou-se sobre a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.
( ) Proporcionou o enriquecimento de um grupo de poderosos traficantes de escravos.
( ) A produção aurífera foi desenvolvida sob rígida fiscalização da metrópole.
- A) V -F -V
- B) F - V - V
- C) F - F - V
- D) F - F - F
- E) V - V - V
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V - V - V
Gabarito: ALTERNATIVA E
Com relação às atividades econômicas no período colonial brasileiro, pode-se afirmar que tiveram como sentido principal “fornecer ao comércio europeu gêneros tropicais ou minerais de grande importância; o açúcar, o algodão, o ouro...”
(FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 118)
Entendendo o sentido colocado no texto, analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- (V) Estruturou-se sobre a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.
A afirmativa descreve as bases da plantation, sistema produtivo que dominou a produção agrícola da América portuguesa. Inteiramente voltada para a exportação e enquadrada no pacto colonial, essa estrutura produtiva pressupõe que todos os esforços devem estar concentrados na atividade mais lucrativa. Assim, organiza-se uma monocultura ao redor da qual orbitam atividades menores de subsistência como a pecuária. Em outra frente, busca-se achatar ao máximo os custos de produção, o que é, em grande medida, buscado no trabalho escravo, que será empregado em larga escala na América portuguesa. Por fim, tentando majorar as áreas cultivadas, concentram-se as terras nas mãos de poucos produtores, diminuindo assim as áreas dedicadas a outras atividades. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (V) Proporcionou o enriquecimento de um grupo de poderosos traficantes de escravos.
Como explicado acima, a agroexportação na América portuguesa era baseada no emprego de mão de obra escrava na grande lavoura, o que se daria em larga escala. Com isso, formou-se um comércio atlântico de escravos entre as feitorias portuguesas na costa africana e a costa brasileira. Tratava-se de uma atividade extremamente lucrativa para os traficantes de escravos, que mantiveram as rotas ativas por cerca de três séculos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (V) A produção aurífera foi desenvolvida sob rígida fiscalização da metrópole.
No final do século XVII, seriam descobertos os primeiros veios auríferos na América portuguesa, gerando grande afluência de aventureiros de toda a sorte para essas regiões. Preocupada com o contrabando e com o descontrole da colônia, a Metrópole ordenou a formação da capitania das Minas Gerais e a isolaria da costa. Ao longo do século XVIII, uma série de instituições de controle seriam instaladas pela administração colonial, como a proibição de comércio de ouro em pó, as casas de fundição e o selo real para cobrar impostos. O controle, inclusive militar, sobre as regiões de mineração era bastante rígido para garantir a tributação e o controle geral. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, forma-se a sequência V - V - V.
a) V -F -V
b) F - V - V
c) F - F - V
d) F - F - F
e) V - V - V
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário