Considerando a historiografia, assinale a alternativa que representa o contexto histórico descrito a seguir:
Surgiu na Serra da Barriga, local pertencente atualmente aos Estados de Alagoas e Pernambuco. Durou por quase todo século XVIII e acolheu mais de uma geração, funcionando como um Estado organizado, em uma área de mais de 350 mil quilômetros quadrados.
Viveram, nesse ambiente, cerca de 20 mil africanos e afrodescendentes de várias etnias.
- A) Grupos dos Maleses.
- B) Quilombo do Areal.
- C) Quilombo dos Alpes.
- D) Quilombo da Serra da Mantiqueira.
- E) Quilombo dos Palmares.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Quilombo dos Palmares.
Gabarito: E
O enunciado está fazendo menção ao Quilombo dos Palmares, uma das maiores comunidades de escravos existentes durante o período colonial. Palmares resistiu aos ataques da Coroa Portuguesa sendo desagregado após ataques dos Bandeirantes contratados pela Coroa e por proprietários de terras.
Palmares era um aglomerado de quilombos surgidos na Serra da Barriga que possuíam autonomia, liberdade para conduzir negócios e escolher seus próprios líderes.
O quilombo foi destruído em 1694 e o seu líder Zumbi foi assassinado. Mas o quilombo sobreviveu na memória das autoridades portuguesas e depois imperiais que temiam a formação de novos quilombos à maneira de Palmares. Na memória dos escravos a ideia de resistência à opressão colonial.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Maleses ou Malês eram um grupo de escravos que professavam o islamismo. Viviam na Bahia e organizaram o levante chamado de “Revolta dos Malês”
Letra B: O Quilombo do Areal está localizado no Rio Grande do Sul.
Letra C: O Quilombo dos Alpes está localizado no Rio Grande do Sul.
Letra D: O Quilombo da Serra da Mantiqueira localiza-se no sul do estado de Minas Gerais.
Fonte:
SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa. Brasil: Uma Biografia. Companhia das Letras: São Paulo, 2015. Versão Digital (Kindle)
Deixe um comentário