Considerando a seguinte imagem, óleo sobre tela, de Pedro Américo (1893), denominada “Tiradentes Esquartejado”, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A obra procura associar Tiradentes ao sacrifício em relação à Pátria, por isso mesmo mostra-o esquartejado e a posição de seu corpo como se fosse o mapa do Brasil.
( ) A obra interpretada como fonte histórica mostra que o autor retratou o que realmente aconteceu com Tiradentes, ou seja, sua posição de mártir da Pátria.
( ) Essa e outras obras que retratam Tiradentes caracterizam-se pelo caráter religioso criado em torno de sua vida e morte, pois, assim, sua imagem seria de fácil aceitação em um país predominantemente cristão. Por isso mesmo, seus cabelos e barbas são longos e há um crucifixo do seu lado.
- A) V – F – V.
- B) V – V – V.
- C) V – F – F.
- D) F – V – F.
- E) F – F – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V – F – V.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Considerando a seguinte imagem, óleo sobre tela, de Pedro Américo (1893), denominada “Tiradentes Esquartejado”, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
- (V) A obra procura associar Tiradentes ao sacrifício em relação à Pátria, por isso mesmo mostra-o esquartejado e a posição de seu corpo como se fosse o mapa do Brasil.
A posição quase santificada atribuída a Tiradentes na pintura está diretamente relacionada com a ideia do sumo sacrifício individual em favor à Pátria: no caso, sacrificar a própria vida em nome da libertação brasileira. Vai-se criando uma narrativa que liberta Tiradentes das evidentes fronteiras da Inconfidência Mineira, que pensava no rompimento colonial da capitania das Minas Gerais; para inseri-lo como síntese maior de um sentimento brasileiro reprimido pela Metrópole. A semelhança entre o mapa do Brasil e a disposição do corpo esquartejado ajuda a compor esse discurso nacionalista, equiparando diretamente a face mais cruel da morte da personagem com o sonho futuro da libertação nacional. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (F) A obra interpretada como fonte histórica mostra que o autor retratou o que realmente aconteceu com Tiradentes, ou seja, sua posição de mártir da Pátria.
Esta é uma confusão muito recorrente entre pessoas pouco familiarizadas com importantes questões historiográficas. O que está em jogo na pintura não é a representação factual ("retratar o que realmente aconteceu") da execução de Tiradentes, mas sim uma composição narrativa em torno do tema. O fato de Tiradentes ter sido condenado à morte, enforcado e esquartejado serve antes como um mote para, a partir desse fato, criar-se uma narrativa mais ampla sobre possíveis significados em torno da formação do herói. À época da realização da pintura, a propaganda republicana estava concentrando esforços importantes para criar heróis brasileiros ao largo do período monárquico, indo buscar ainda na colônia raízes definidoras da nacionalidade brasileira. Ao generalizar a experiência da Inconfidência Mineira como um esforço de emancipação nacional, a propaganda republicana tomou Tiradentes como um símbolo maior e suas representações já iam muito além do debate factual. AFIRMATIVA FALSA.
- (V) Essa e outras obras que retratam Tiradentes caracterizam-se pelo caráter religioso criado em torno de sua vida e morte, pois, assim, sua imagem seria de fácil aceitação em um país predominantemente cristão. Por isso mesmo, seus cabelos e barbas são longos e há um crucifixo do seu lado.
A afirmativa é bastante sólida e aborda um tema fundamental na construção do imaginário heroico em torno de Tiradentes. Num país profundamente cristão, a propaganda republicana lançou mão de símbolos católicos para ajudar a criar a narrativa heroica aproximando a execução de Tiradentes ao suplício do próprio Jesus Cristo. Aproximar as feições e os traços gerais de Tiradentes das tradicionais representações católicas sobre a Paixão de Cristo foi um passo importante para causar impacto sobre as massas e sensibilizar em favor do inconfidente. Sobre isso, o estudante precisa ter claro que, no final do século XIX, Tiradentes era uma figura praticamente desconhecida das massas brasileiras: o período monárquico sempre tratou a Inconfidência Mineira como uma sublevação de traidores autocentrados e completamente distantes da complexidade da formação brasileira. Pinturas como esta tinham a função de apresentar Tiradentes e seu sofrimento para o público por meio de uma narrativa heroica: passar a se olhar por aqueles que empenharam a própria vida para realizar o ideal da libertação brasileira, algo que a República se enunciava como a grande responsável. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, temos a sequência V - F - V.
a) V – F – V.
b) V – V – V.
c) V – F – F.
d) F – V – F.
e) F – F – F.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
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