Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere o mapa representado à luz de seus conhecimentos sobre as Invasões Holandesas.

 

 

 

 

 

É correto afirmar que os holandeses

Resposta:

A alternativa correta é letra C) protagonizaram duas grandes invasões por mar, sendo a primeira em Salvador, logo derrotada, e a segunda em Recife, cidade que foi tomada e teve uma de suas áreas rebatizada de Cidade Maurícia, capital da “Nova Holanda”.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Considere o mapa representado à luz de seus conhecimentos sobre as Invasões Holandesas.

  

   

É correto afirmar que os holandeses

  • a)  planejaram dominar a área assinalada no mapa, a partir da tomada de Salvador, projeto que não se concretizou, uma vez que as invasões foram rapidamente combatidas pela Coroa portuguesa, que evitou a ocupação por meio da mobilização e do armamento dos fazendeiros.

De fato, a primeira tentativa de invasão holandesa na América portuguesa ocorreu em Salvador em 1824, cidade que já havia sido pilhada vinte anos antes. Tendo tomado a cidade, os holandeses tentaram uma expansão para o interior, mas foram repelidos pelos colonos que se organizaram sob a liderança de Matias de Albuquerque, novo governador. A expulsão final, no entanto, só ocorreria um ano depois, quando uma esquadra portuguesa sitiou a cidade e forçou a rendição holandesa. De qualquer forma, a observação atenta do mapa permite ver que os holandeses permaneceram na cidade até 1825, não sendo possível falar que foram "rapidamente combatidos pela Coroa portuguesa". Alternativa errada.

 
  • b)  infringiram o Tratado de Tordesilhas, firmado por Espanha e Portugal e reconhecido por todas as nações europeias, que estabelecia a exclusividade da colonização da América do Sul por esses dois países, razão pela qual as potências ibéricas se aliaram para expulsá-los.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha viviam o período da União Ibérica, quando ambos os reinos eram governados por um só monarca. Nesse quadro, Espanha vivia sua turbulenta guerra contra os Países Baixos, que, após doze anos de trégua (1609-1621), voltaram à carga e atacaram vários pontos do império espanhol. Para a América, esse ataque foi estruturado administrativamente com a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, que, formada por capitais estatais e privados, tinha por função investir e controlar a produção de açúcar e o fornecimento de escravos. Portanto, as invasões às colônias eram tanto um ato de guerra como parte de uma estratégia muito maior, não cabendo discutir o Tratado de Tordesilhas. Celebrado em 1494, o tratado foi feito entre as Portugal e Espanha exclusivamente, dividindo entre si, sob a proteção da Igreja, as terras ocidentais fora da Europa "descobertas e por descobrir". Sendo bilateral, isso não obrigava outras nações ao reconhecimento. Alternativa errada.

 
  • c)  protagonizaram duas grandes invasões por mar, sendo a primeira em Salvador, logo derrotada, e a segunda em Recife, cidade que foi tomada e teve uma de suas áreas rebatizada de Cidade Maurícia, capital da “Nova Holanda”.

Depois da já referida invasão em Salvador, os holandeses reorganizaram suas forças e, cinco anos mais tarde, assediaram Pernambuco, conquistando Olinda logo em 1630. Ao longo dos sete anos seguintes, foram travados conflitos de resistência, mas os invasores se afirmaram sobre a resistência, ocupando o território entre o Ceará e o rio São Francisco. Entre 1637 e 1644, governou a região o príncipe holandês Maurício de Nassau. Nassau capitaneou um empreendimento de grande modernização em Pernambuco ao mesmo tempo que reativou a economia e estabeleceu medidas de tolerância e de renovação da Nova Holanda. Elevando Recife à condição de capital pernambucana, foi construída, à semelhança de Amsterdã, a Cidade Maurícia ao lado do velho Recife. Com desavenças com a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, Nassau deixaria o Recife em 1644 e as dificuldades entre a administração e os colonos se multiplicam, principalmente porque Portugal, novamente independente, dedica-se à reconquista da região, abrindo um ciclo de dez anos de batalhas contra os holandeses. Em 1664, Recife capitularia e o pleno domínio português seria restabelecido, encerrando o ciclo holandês na região. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d)  conseguiram conquistar uma vasta área territorial do nordeste brasileiro graças ao apoio obtido dos fazendeiros locais, que puderam comercializar livremente o açúcar no mercado internacional e ter participação direta nos lucros da Companhia das Índias Ocidentais.

A ocupação holandesa mantinha o exclusivo de comércio com a Europa, dessa vez atribuído à Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, que estabeleceu linhas de créditos e condições para a produção açucareira em Pernambuco. Além disso, esses fazendeiros travaram conflitos contra os holandeses durante os sete primeiros anos da invasão, situação que só seria estabilizada com as negociações do governo de Maurício de Nassau. Alternativa errada.

 
  • e)  ocuparam o nordeste brasileiro após duas sucessivas invasões, ambas vitoriosas por resultarem na infiltração de holandeses que articularam um processo lento de ocupação por meio da negociação com grupos indígenas e libertação dos escravos.

Não houve libertação de escravos durante o período holandês no Nordeste. Pelo contrário, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais também controlava o comércio e os estaques de mão de obra escrava no território ocupado. Além disso, na ocupação em Pernambuco, os holandeses, ainda que tenham contado com colaboradores locais, agiram primeiro pela força para assegurar seu território. A negociação e a reorganização dos negócios do açúcar só seriam realmente estabelecidos nos sete anos de Maurício de Nassau, já num segundo momento da presença em Pernambuco. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *