Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“(…) considero os nossos tupinambás (…) além de não ter conhecimento algum do verdadeiro Deus, não adoram quaisquer divindades terrestres ou celestes, como os antigos pagãos, nem como os idólatras de hoje (…) Não têm nenhum ritual, nem lugar determinado de reunião para a prática de serviços religiosos, nem oram em público ou em particular. (…) Não só desconhecem a escrita sagrada ou profana, mas ainda, o que é pior, ignoram quaisquer caracteres capazes de designar o que quer que seja. (…) – Jean de Léry. Viagem à Terra do Brasil, 1586.

 

“Basta saber que não são tão bárbaros a ponto de não ter alguma noção de divindade, de alguma coisa que os tenha posto a pensar que essa beleza toda foi feita por alguém superior aos homens. (…) tenham ali sobre o que filosofar a respeito do que eles ouviram dos pais e antepassados (visto que não têm nada escrito e tudo se transmite de pai para filho) e sobre as superstições dessa pobre gente.

 

O primeiro conhecimento, então, que os ditos selvagens têm do sobrenatural é um ser a que chamam Monan, ao qual atribuem as mesmas perfeições que atribuímos a Deus, dizendo-o sem começo nem fim, existindo desde toda a eternidade, criador do céu e da terra, das aves e animais (…)” – André Thévet. Singularidades da França Antártica, 1557.

 

Em relação a esses textos, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra A) o texto de Thévet distingue-se do de Léry por identificar entre os indígenas a presença da religião, expressa nos relatos, mitos e tradição.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

“(…) considero os nossos tupinambás (…) além de não ter conhecimento algum do verdadeiro Deus, não adoram quaisquer divindades terrestres ou celestes, como os antigos pagãos, nem como os idólatras de hoje (…) Não têm nenhum ritual, nem lugar determinado de reunião para a prática de serviços religiosos, nem oram em público ou em particular. (…) Não só desconhecem a escrita sagrada ou profana, mas ainda, o que é pior, ignoram quaisquer caracteres capazes de designar o que quer que seja. (…) – Jean de Léry. Viagem à Terra do Brasil, 1586.

 

“Basta saber que não são tão bárbaros a ponto de não ter alguma noção de divindade, de alguma coisa que os tenha posto a pensar que essa beleza toda foi feita por alguém superior aos homens. (…) tenham ali sobre o que filosofar a respeito do que eles ouviram dos pais e antepassados (visto que não têm nada escrito e tudo se transmite de pai para filho) e sobre as superstições dessa pobre gente.

 

O primeiro conhecimento, então, que os ditos selvagens têm do sobrenatural é um ser a que chamam Monan, ao qual atribuem as mesmas perfeições que atribuímos a Deus, dizendo-o sem começo nem fim, existindo desde toda a eternidade, criador do céu e da terra, das aves e animais (…)” – André Thévet. Singularidades da França Antártica, 1557.

 

Em relação a esses textos, é correto afirmar que

  • a)  o texto de Thévet distingue-se do de Léry por identificar entre os indígenas a presença da religião, expressa nos relatos, mitos e tradição.

A alternativa, de tão simples, é uma platitude. Enquanto Léry insiste que os indígenas não detêm forma alguma de religiosidade sendo completamente alheios ao tema; Thévet identifica cultos, ritos e uma divindade, o que claramente caracteriza uma religião. Assim, na visão de Thévet, os indígenas dispõem de uma teo-cosmogonia, mitos fundamentais e tradições bem assentadas. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  ambos os autores negam a existência de costumes religiosos, pela ausência de espaço sagrado, entre os povos do novo mundo.

Apenas Léry nega a existência de religiosidade entre os indígenas. Como fica claríssimo, Thévet identifica cultos, tradições, rituais e divindade, o que caracteriza claramente a existência da noção de sagrado e dos costumes religiosos entre os povos nativos da América. Alternativa errada.

 
  • c)  apenas Léry emprega conhecimentos científicos renascentistas para descrever costumes e a religião dos povos do novo mundo.

Ora, Léry não descreve costumes ou religiões alguma no seu texto. Nega inteiramente a existência e se aferra na versão de que os povos originais eram bárbaros desprovidos de quaisquer características culturais. Alternativa errada.

 
  • d)  os dois autores concordam ao afirmarem que havia semelhança na religiosidade dos povos da América com os europeus.

Novamente, a alternativa peca por dizer que Léry afirma a existência de qualquer religiosidade entre os povos originários, o que é integralmente negado pelo autor. Alternativa errada.

 
  • e)  tanto Thevet como Léry defenderam a ideia de que os povos indígenas da América eram pagãos e idólatras.

Thevet não se vale dessas categorias para descrever os povos indígenas. Já Léry entende que sequer são idólatras, mas apenas pagãos na absoluta ignorância sobre qualquer forma de religiosidade. Inclusive, Léry expressa textualmente que "não adoram quaisquer divindades terrestres ou celestes, como os antigos pagãos, nem como os idólatras de hoje"; ou seja, sequer são iguais aos pagãos ou aos idólatras. Alternativa errada.

  

Note o estudante que é um exercício banal de interpretação de texto. A mera leitura dos dois textos apresentados no enunciado seriam mais do que suficientes para descartar todas as alternativas erradas - principalmente contrastando-as com o texto de Jean de Léry. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *