Constata-se a existência de uma diversidade social e étnico-cultural em Minas Gerais. De acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
- A) Os movimentos migratórios para a região de Minas Gerais explicam-se a partir da descoberta do ouro nos fins do século XVII e, ainda, pela forma como tal riqueza aurífera era inicialmente extraída.
- B) Com a exploração do ouro, uma grande leva de escravos negros passou a compor a população mineira.
- C) A iniciativa de migração e imigração para as minas foi resultado de esforços individuais e particulares.
- D) É importante que o aluno tenha uma noção do contexto histórico em que se deu a descoberta do ouro e o povoamento das minas. Faz-se necessário o entendimento do período de pujança econômica de Portugal em meados do século XVII.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) É importante que o aluno tenha uma noção do contexto histórico em que se deu a descoberta do ouro e o povoamento das minas. Faz-se necessário o entendimento do período de pujança econômica de Portugal em meados do século XVII.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Constata-se a existência de uma diversidade social e étnico-cultural em Minas Gerais. De acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
- a) Os movimentos migratórios para a região de Minas Gerais explicam-se a partir da descoberta do ouro nos fins do século XVII e, ainda, pela forma como tal riqueza aurífera era inicialmente extraída.
O sonho do Eldorado no interior do continente era antiquíssimo e capaz de mover multidões em busca da riqueza rápida e ilimitada. As descobertas dos bandeirantes de pedras e metais preciosos no interior no final do século XVII foi um gatilho importante para a interiorização da colonização na região. Nos primeiros movimentos migratórios, o sentimento de urgência era ainda mais grave porque os primeiros achados eram de ouro de aluvião, ou seja, pepitas retiradas de leitos de rios. Essa possibilidade de enriquecimento muito rápido gerou uma grande corrida para os interiores do continente sob a febre do ouro. Inclusive, um dos motivos estratégicos para a criação da capitania das Minas Gerais foi a manutenção do do controle estrito da administração colonial sobre a zona aurífera, que passava a ser fechada do acesso pelo mar e controlada por forças regulares. Sem erros na alternativa.
- b) Com a exploração do ouro, uma grande leva de escravos negros passou a compor a população mineira.
O emprego de mão de obra escrava foi uma realidade inegável na região aurífera principalmente num segundo momento, quando o ouro de aluvião se tornou mais escasso e foi necessário o investimento mais robusto na mineração de fato. Além disso, a sedentarização da população mineira em cidades organizadas também ampliou a demanda por escravos na nova capitania. Sem erros na alternativa.
- c) A iniciativa de migração e imigração para as minas foi resultado de esforços individuais e particulares.
Essa alternativa tem uma consonância muito forte junto à primeira: os avanços de colonização de Minas Gerais, principalmente nos primeiros anos, deram-se por pioneiros particulares atraídos pela possibilidade de encontrar metais e pedras preciosas. Ainda que o governo colonial tenha logo feito esforços para controlar os limites territoriais da região aurífera, há de se reconhecer que os esforços individuais de interiorização da colonização e de organização de uma nova lógica social foram muito importantes. Sem erros na alternativa.
- d) É importante que o aluno tenha uma noção do contexto histórico em que se deu a descoberta do ouro e o povoamento das minas. Faz-se necessário o entendimento do período de pujança econômica de Portugal em meados do século XVII.
De fato, o contexto histórico sobre a colonização das Minas Gerais precisa, sim, ser discutido junto aos alunos para que se lancem as bases de uma reflexão mais séria sobre a história regional. No entanto, há de se ter clareza que foi apenas no final do século XVII que os primeiros movimentos colonizadores se registram no território mineiro e a colonização de fato só se daria no século XVIII, principalmente após a Guerra dos Emboabas (1707-1709) e a organização da capitania (1720). Além disso, Portugal passava por uma grave reorganização em meados do século XVII, porque havia acabado de ser restaurado como reino independente e soberano após os sessenta anos da União Ibérica (1580-1640). Portanto, o enquadramento do contexto histórico da apresentado está bastante equivocado. Por ser a única a apresentar erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário