Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De maneira que, assim como a natureza faz de feras homens, matando e comendo, assim também a graça faz de feras homens, doutrinando e ensinando. Ensinastes o gentio bárbaro e rude, e que cuidais que faz aquela doutrina? Mata nele a fereza, e introduz a humanidade; mata a ignorância, e introduz o conhecimento; mata a bruteza, e introduz a razão; mata a infidelidade, e introduz a fé; e deste modo, por uma conversão admirável, o que era fera fica homem, o que era gentio fica cristão, o que era despojo do pecado fica membro de Cristo e de S. Pedro. […] Tende-os [os escravos], cristãos, e tende muitos, mas tende-os de modo que eles ajudem a levar a vossa alma ao céu, e vós as suas. Isto é o que vos desejo, isto é o que vos aconselho, isto é o que vos procuro, isto é o que vos peço por amor de Deus e por amor de vós, e o que quisera que leváreis deste sermão metido na alma.

 

(Antônio Vieira. “Sermão do Espírito Santo” (1657). http://tupi.fflch.usp.br.)

 

O Sermão do Espírito Santo foi pregado pelo Padre Antônio Vieira em São Luís do Maranhão, em 1657, e recorre

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a antíteses, para reconhecer a escravização dos nativos como um caminho possível do trabalho missionário.

Gabarito: ALTERNATIVA C

(Antônio Vieira. “Sermão do Espírito Santo” (1657). http://tupi.fflch.usp.br.)

  • O Sermão do Espírito Santo foi pregado pelo Padre Antônio Vieira em São Luís do Maranhão, em 1657, e recorre

Note o estudante que temos aqui um exercício de interpretação de texto usando um contexto histórico. Ou seja, deveria o candidato procurar aquela alternativa que mais bem se adeque ao texto posto no enunciado. Assim, observemos as alternativas propostas.

  • a)  a metáforas, para defender a liberdade de natureza de todos os animais criados por Deus.

No seu sermão, o Padre Antônio Vieira não se coloca contra a escravidão. Pelo contrário, a aceita desde que com os condicionantes relativos à boa conduta da fé cristã. Deveria a escravidão estar enquadrada num contexto de conversão ao cristianismo e ao seu universo de valores. Alternativa errada.

  • b)  à ironia, para condenar a escravização de nativos e africanos nas lavouras de algodão.

Ora, tratava-se de um sermão, uma peça de retórica para ser dita numa Igreja. Ou seja, não caberia de modo algum um recurso à ironia de tal proporção. Por outro lado, também haveria de perceber o estudante que o principal foco de emprego de mão de obra escrava naquele momento estava na plantation açucareira. A lavoura de algodão só vingaria no século XVIII nas capitanias do Norte. Alternativa errada.

  • c)  a antíteses, para reconhecer a escravização dos nativos como um caminho possível do trabalho missionário.

O texto de Vieira é inteiramente marcado por pares de antíteses: gentio-cristão, bruteza-razão, ignorância-conhecimento etc. O primeiro componente do par era claramente tomado como negativo e associado aos nativos antes da intervenção europeia. Já a segunda parte era associada a valores positivos decorrentes da inserção da fé cristã entre os nativos, o que, na visão de Vieira, poderia ser feita mesmo entre os escravizados desde que tivesse como eixo a expansão dos valores por ele defendidos. ALTERNATIVA CORRETA.

  • d)  à retórica barroca, para contestar a ideia de que os africanos e os nativos merecem a liberdade e a salvação.

De fato, trata-se de uma retórica barroca, muito marcada pelo virtuosismo da linguagem e pelas antíteses. No entanto, não se estava colocando em questão a salvação. Pelo contrário, para Vieira, a salvação das almas era o único valor absoluto para o qual todos os esforços deveriam ser dedicados. Ou seja, a escravidão só encontraria sua justificativa se fosse esse o meio para a salvação daquelas almas, devendo, sim, os senhores se concentrarem no aprimoramento daqueles indivíduos dentro dos valores cristãos. Alternativa errada.

  • e)  à retórica clássica, para acusar os proprietários de escravos de descuidar dos direitos humanos dos nativos.

Como já discutido acima, Vieira não está contestando a escravidão, mas sim exortando os senhores de escravos a garantir que seus cativos estivessem submetidos aos caminhos da fé cristã e seu universo de valores. Alternativa errada.

Por fim, note o estudante que a chave para a resolução da questão estava em uma leitura atenta do texto proposto no enunciado. Sem ela, era impossível a superação do que fora proposto. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *