Dentre as causas das primeiras crises do setor agrícola nordestino, no período colonial, podemos destacar a
- A) mineração.
- B) elevação do preço do café.
- C) concorrência do açúcar das Antilhas.
- D) industrialização dos canaviais paulistas.
- E) produção de gado nas regiões açucareiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) concorrência do açúcar das Antilhas.
Gabarito: ALTERNATIVA C
- a) mineração.
Ora, a mineração se deu, basicamente, em Minas Gerais, que não era uma região açucareira. Ou seja, o aumento da produção aurífera em nada ofendia à lavoura do açúcar e à sua produção de uma maneira geral. Ainda que o protagonismo econômico tenha se deslocado por algumas décadas do século XVIII para a mineração, isso não significa dizer que tenha ocorrido um enfraquecimento da agricultura nordestina, baseada na plantation da cana de açúcar. Alternativa errada.
- b) elevação do preço do café.
No século XVIII, praticamente não existia cultivo cafeeiro no Brasil. Ou seja, não faz sentido relacionar as duas coisas num recorte do século XVIII. Além disso, o café prosperaria no Sudeste, não afetando a agricultura nordestina. Alternativa errada.
- c) concorrência do açúcar das Antilhas.
É essencial que o estudante entenda que, desde o final do século XVI, o açúcar era a principal atividade econômica do Nordeste colonial, principalmente a partir de Pernambuco. Praticamente monopolizando o mercado internacional do século XVII, a produção açucareira nordestina entraria em crise no século XVIII por conta do aumento da concorrência internacional. Ao serem expulsos de Pernambuco, os holandeses conseguiriam se estabelecer nas Antilhas, onde lançariam lavouras açucareiras de grande produtividade. Com um açúcar de melhor qualidade e com custos de produção mais baixos, a produção das Antilhas derrubaram os preços do produto nos principais mercados, inviabilizando a concorrência do produto brasileiro. Seria este o início decisivo do declínio da produção açucareira brasileira, tendência que se confirmaria no século XIX. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) industrialização dos canaviais paulistas.
Ora, a industrialização da lavoura é fenômeno muito posterior ao século XVIII, não fazendo sentido correlacionar esse fenômeno com o período em tela. Além disso, o plantio de cana de açúcar em São Paulo só ocorreria no século XX. Alternativa errada.
- e) produção de gado nas regiões açucareiras.
Havia clara distinção entre a agricultura e a pecuária no período colonial. Lembre-se o estudante de que, com o sucesso da lavoura açucareira, os rebanhos foram empurrados para o interior do continente. Afinal, os animais poderiam arruinar as plantações, sendo necessário criar um espaço de isolamento entre as duas práticas para resguardar a plantation. Ou seja, não eram atividades concorrentes, mas sim complementares, uma vez que a produção de carne era dedicada ao mercado interno, sustentando, juntamente com a agricultura de subsistência, as zonas agroexportadoras. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário