Dentro do período colonial brasileiro, muito se estuda sobre a atuação dos padres jesuítas e sua importância na implementação dos poderes metropolitanos. Sobre a atuação dos padres jesuítas no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.
I. Os jesuítas concordavam com a escravização dos indígenas, assim como concordaram com a escravização dos africanos, posteriormente.
II. Os padres jesuítas procuraram descredibilizar os pajés ou xamãs da tribo, intencionando substituí-los.
III. A conversão dos principais mostrou-se como forma de tentarem influenciar todo o restante da tribo.
IV. A conversão dos mais jovens foi muito eficaz e estes não voltavam às suas práticas quando se tornavam adultos.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
- A) IV.
- B) I e III.
- C) I e IV.
- D) I, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) I e IV.
Gabarito: ALTERNATIVA C
O esforço de catequização dos indígenas empreendido pelos jesuítas tinha como grande preocupação a expansão da fé católica entre os povos originários e a sua conversão para o modelo civilizacional europeu. O trabalho dos missionários jesuítas de conversão dos nativos fazia com que a Igreja pressionasse Portugal contra a prática; afinal, os novos convertidos não poderiam ser escravizados e os aldeamentos jesuítas não poderiam ser atacados por expedições de apresamento indígena. Não por acaso, a escravização de indígenas convertidos foi proibida por Portugal ainda no final do século XVI. Tenha em mente o estudante que o empreendimento colonial tinha uma expressão religiosa muito forte, já que o reino português era muito próximo da Igreja Católica, a qual tinha grande interesse em expandir a fé católica para o Novo Mundo, consolidando seu domínio sobre os colonos e expandindo seu rebanho pela conversão dos povos originários da América. Todo esse esforço estava em consonância com valores fundamentais da doutrina da guerra justa, viabilizando do ponto de vista teológico a ação dos missionários na evangelização, inclusive contanto com o recurso da força. O que implicava que era aceitável apenas a escravização daqueles indígenas que recusassem de maneira violenta a conversão ao cristianismo - não se tratava, portanto, a defesa da escravização de todo o universo. Da mesma maneira, engajar-se em guerras para a defesa dos indígenas catequizados era igualmente justo pela defesa do cristianismo. Sobre a escravização de africanos, de fato, os jesuítas alocados na colônia silenciaram em grande medida, concentrando-se na missão evangelizadora dos povos americanos. AFIRMATIVA FALSA.
É importante que estudante observe que, para a obra de conversão religiosa e de absorção dos indígenas ao modelo civilizacional europeu, era necessário que os jesuítas promovessem um processe de rompimento das estruturas sociais e culturais anteriores. Os aldeamentos jesuítas tinham a preocupação de fragilizar esses laços de pertencimento e esses circuitos de práticas para facilitar a introdução da fé cristã e do modelo social europeu. Portanto, romper os laços tribais era um passo essencial e, para tanto, o enfraquecimento do sistema simbólico e do sistema de crenças era importante. Nessa esteira, as tentativas de descredibilizar as formas tradicionais de religiosidade e de visão de mundo, que estavam personalizadas nas figuras dos pajés e dos xamãs, eram parte importante das tentativas de inserir a fé católica sem a persistência de comportamentos tribais ou ligados às práticas consideradas heréticas. Afirmativa verdadeira.
A afirmativa é um pouco mal escrita, mas não há espaço para maiores dúvidas. A cooptação das principais lideranças tribais era uma estratégia de fragilização das estruturas tribais desde o topo. Com as cadeias de autoridade internas fragilizadas e com o reconhecimento dos mais prestigiosos das figuras centrais dos jesuítas, ficava mais fácil influenciar todo o restante da organização social dos grupos. Afirmativa verdadeira.
A questão da conversão como um todo não estava tão relacionada ao recorte etário, mas sim à desestruturação da sociedade local como um todo. As reduções jesuíticas estavam inseridas no contexto do esforço de expansão da fé católica entre os povos originários e eram caracterizadas pela formação de aldeamentos de indígenas administrados pelos religiosos europeus. Tendo como base os parâmetros civilizacionais da Europa cristão, essas reduções tinham uma ideia de reprodução das sociedades europeias nos trópicos como forma de imposição da sua fé do seu modelo civilizacional. A construção utópica dessas reduções tinha o objetivo de combinar todos os benefícios da experiência europeia num mundo sem os vícios característicos do Velho Mundo. Consequentemente, todo a organização do espaço também passou a ser pensada à maneira europeia, e não apenas por recorte de idade. AFIRMATIVA FALSA.
Assim, são falsas as afirmativas I e IV.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
a) IV.
b) I e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
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