Do ponto de vista econômico, o sistema de capitanias, implantado em 1534, não alcançou os resultados esperados pelos portugueses. Entre as poucas capitanias que progrediram e obtiveram lucros, principalmente com a produção de açúcar, estavam as de
- A) Rio Grande e Itamaracá.
- B) São Vicente e Rio Grande.
- C) Santana e Ilhéus.
- D) Maranhão e Pernambuco.
- E) São Vicente e Pernambuco.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) São Vicente e Pernambuco.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Em 1532, D. João III, rei de Portugal, inseriu um novo sistema administrativo na América portuguesa: as capitanias hereditárias. Preocupado com a pirataria e as invasões de outras potências europeias, o rei português dividiu o território em faixas latitudinais e os concedeu para membros da pequena nobreza e da alta burguesia. Os capitães-donatários tinham o dever de administrar, proteger e zelar pela justiça em suas capitanias, cujos títulos eram hereditários. O sistema demonstrou fragilidades muito importantes em todas as catorze capitanias e o sistema seria mesclado com o governo-geral uma pouco mais de dez anos mais tarde.
No entanto, a introdução da cultura da cana-de-açúcar foi especialmente bem sucedida nas capitanias de São Vicente e Pernambuco. Com sucesso, essas capitanias conseguiriam organizar um sistema produtivo de açúcar bastante lucrativo, sendo que a capitania de Pernambuco tenha tido sucesso em introduzir a produção de açúcar em grande escala. Já no século XVII, a produção açucareira de Pernambuco já era de grandes proporções e muito sólida. Esse processo foi fundamental para o sucesso das duas capitanias. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) Rio Grande e Itamaracá.
b) São Vicente e Rio Grande.
c) Santana e Ilhéus.
d) Maranhão e Pernambuco.
e) São Vicente e Pernambuco.
Portanto, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário