Durante o início da colonização do Brasil por Portugal, teve-se a figura política dos governadores-gerais. O primeiro governador-geral, que governou de 1549 a 1553, foi:
- A) Tomé de Sousa.
- B) Lourenço da Veiga.
- C) D. Luís Fernandes de Vasconcelos.
- D) Mem de Sá.
- E) Duarte da Costa.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Tomé de Sousa.
Gabarito: LETRA A
Durante o início da colonização do Brasil por Portugal, teve-se a figura política dos governadores-gerais. O primeiro governador-geral, que governou de 1549 a 1553, foi:
O Governo Geral do Brasil foi criado em 1549 num contexto de importantes desafios para Portugal. O reinado de dom João III se deparou com o rápido declínio do comércio com as Índias, principal fonte de receitas para o Estado português; bem como já ficara patente o insucesso da colonização da América a partir das capitanias hereditárias. O governo geral deveria, portanto, organizar a administração colonial para viabilizar economicamente a colonização como um todo. Para isso, era necessária a ocupação efetiva do território e a sistematização administrativa. Nesse intento, Tomé de Sousa foi enviado ao Brasil com a missão de fundar a cidade de São Salvador, que passaria a ser a sede da administração colonial. Além disso, as instruções escritas pretendiam organizar a vida na colônia para permitir a organização também das rendas da Coroa. Assim, analisemos as alternativas que seguem.
a) Tomé de Sousa.
b) Lourenço da Veiga.
c) D. Luís Fernandes de Vasconcelos.
d) Mem de Sá.
e) Duarte da Costa.
Por fim, cumpre esclarecer que Lourenço da Veiga foi o quinto governador do Brasil; Duarte da Costa, o segundo; e Mem de Sá, o terceiro. Luís Fernandes de Vasconcelos foi vice-rei do Brasil no século XVIII. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário