Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

É conhecido que o açúcar foi o principal produto impulsionador da colonização brasileira, por outro lado, outros produtos também tiveram papel considerável na economia colonial já nos primeiros séculos do domínio português. Por exemplo, é correto afirmar a produção agrícola de:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Tabaco.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar os produtos agrícolas que tiveram um papel considerável na economia colonial brasileira nos primeiros séculos do domínio português.

 

A) Tabaco.

CORRETO. O tabaco foi um dos produtos agrícolas que tiveram um papel importante na economia colonial brasileira. A produção de tabaco no Brasil colonial começou no século XVII, principalmente nas regiões do Recôncavo Baiano e no Vale do Paraíba Fluminense. O tabaco brasileiro era exportado principalmente para a África e Europa, sendo um dos principais itens de troca no comércio triangular que envolvia a África, a América e a Europa.

 

B) Café.

INCORRETO. A cultura do café no Brasil teve seu início somente no século XVIII, mais precisamente em 1727, mas só ganhou impulso econômico no século XIX, especialmente na região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, e depois no oeste paulista. Portanto, o café não teve um papel considerável na economia colonial brasileira nos primeiros séculos do domínio português.

 

C) Soja.

INCORRETO. A cultura da soja no Brasil é muito recente, tendo começado somente no século XX. Portanto, a soja não teve um papel considerável na economia colonial brasileira nos primeiros séculos do domínio português.

 

D) Guaraná.

INCORRETO. A cultura do guaraná é muito antiga e tem origem indígena, mas a sua produção em escala comercial é recente, tendo se intensificado somente no século XX. Portanto, o guaraná não teve um papel considerável na economia colonial brasileira nos primeiros séculos do domínio português.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *