Em 1516, o rei de Portugal, Dom Manuel, com a intenção de dinamizar a colonização das novas conquistas portuguesas na América, ordenou que, além da distribuição de ferramentas aos colonos, que se instalassem engenhos de açúcar. Desde meados do século XVI, iniciou-se a montagem de uma estrutura econômica colonial que tinha na produção do açúcar o seu elemento central. Quais outras atividades econômicas surgiram na América Portuguesa para sustentar a economia açucareira?
- A) A extração de madeira e as manufaturas têxteis.
- B) O tráfico de escravos e a exploração do ouro.
- C) O comércio triangular e as monções.
- D) A agricultura de gêneros alimentícios e a pecuária.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A agricultura de gêneros alimentícios e a pecuária.
Gabarito: ALTERNATIVA D
- a) A extração de madeira e as manufaturas têxteis.
Em primeiro lugar, as manufaturas eram proibidas em todo império colonial português, sendo a colônia obrigada a comprar tecidos exclusivamente de sua Metrópole. Depois, há de pensar o estudante, em que a extração de madeira haveria de sustentar a economia açucareira? O extrativismo vegetal, principal atividade econômica da América portuguesa na primeira metade do século XVI, interessava antes ao empreendimento colonial do ponto de vista metropolitano, e não à subsistência da economia açucareira. Alternativa errada.
- b) O tráfico de escravos e a exploração do ouro.
A exploração de ouro só se instalaria de fato na América portuguesa no início do século XVIII; ou seja, em período muito posterior ao da instalação dos engenhos de açúcar. De toda forma, seria novamente o caso do candidato se questionar em que contribuiria a exploração do ouro para o funcionamento interno da economia açucareira - afinal, tratava-se de uma atividade de profundo interesse metropolitano, e não da dinâmica local da economia. O tráfico de escravos, há de se observar, foi organizado no Atlântico Sul para abastecer a economia açucareira com mão de obra. Tratou-se de um circuito comercial externo às dinâmicas próprias da América portuguesa; ou seja, não se enquadra nos termos requeridos pelo enunciado. Alternativa errada.
- c) O comércio triangular e as monções.
Novamente, o comércio triangular (Europa - África - América) se processava fora da América portuguesa, e não na sua dinâmica interna. As monções, rotas de comércio marítimo com o Oriente, não se enquadram no que pede o enunciado. Alternativa errada.
- d) A agricultura de gêneros alimentícios e a pecuária.
Para viabilizar a indústria açucareira, era necessário garantir a subsistência da colônia em seus próprios termos. Estabelecer engenhos de açúcar demandava tanto investimentos pesados quanto quantidades expressivas de mão de obra; ou seja, não se podia fazer da economia açucareira uma aventura inconsequente em que a fome fosse uma possibilidade. Era necessário dar meios de subsistência à grande lavoura. Para isso, foi tornada obrigatória a produção de gêneros alimentícios em todas as unidades produtoras de açúcar, destinando uma pequena fração do terreno para a lavoura de subsistência. A pecuária, por sua vez, também se organizou ligada à economia açucareira, mas em suas franjas. Os rebanhos eram um risco à grande lavoura açucareira, podendo arrasar plantações em suas movimentações; por isso, a atividade pecuária foi recuada para o interior do continente conforme avançava a cultura de cana de açúcar pela costa. Assim, a produção de carne se mantinha numa posição conveniente para abastecer a economia açucareira sem comprometer as lavouras. ALTERNATIVA CORRETA.
Note o estudante que as alternativas erradas traziam elementos completamente descabidos numa relação lógica com o que é solicitado no enunciado. Apenas a alternativa D trazia atividades que pudessem servir como meios de subsistência doméstica dentro do circuito açucareiro. Com uma análise lógica, poderia o estudante encontrar a resposta mesmo sem conhecer propriamente a dinâmica interna da América portuguesa. Assim, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário