Continua após a publicidade..
Em 1534, o rei português D. João III instituiu um sistema de divisão do litoral do Brasil em capitanias. Tais extensões territoriais variavam entre trinta e cem léguas no sentido da latitude, mas de extensão indefinida para o interior; eram destinadas a serem comandadas por donatários que deveriam, entre outras coisas, povoar, cultivar e defender as terras.
Os motivos que levaram Portugal a colonizar o Brasil foram
- A) os constantes ataques indígenas e de estrangeiros aos núcleos de povoamento portugueses e o aumento do preço da cana-de-açúcar na Europa.
- B) a exploração do pau-brasil e a necessidade de punir os criminosos do Estado Português que vieram degredados ao Brasil.
- C) a instauração do tráfico negreiro na África e o início da empresa açucare ira no nordeste brasileiro.
- D) a fertilidade do solo brasileiro para o cultivo de gêneros tropicais e a exploração das drogas do sertão.
- E) as ameaças estrangeiras em tomar o território brasileiro e a progressiva crise do comércio com o oriente.
Resposta:
$@$v=undefined-rv1$@$
Resposta
A alternativa correta é letra E) as ameaças estrangeiras em tomar o território brasileiro e a progressiva crise do comércio com o oriente.
Os motivos que levaram Portugal a colonizar o Brasil foram a necessidade de proteger o território de ameaças estrangeiras e a crise do comércio com o oriente. A colonização do Brasil foi uma estratégia para garantir a posse do território e manter a rota comercial com a Ásia.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário