Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 1580, o rei de Portugal morreu sem deixar herdeiros diretos e, na disputa pelo trono que se seguiu, saiu-se vencedor Filipe II, então rei da Espanha. Com isso, teve início o período conhecido como “União Ibérica”, que se estendeu por 60 anos e no qual, dentre outras consequências, os inimigos da Espanha passaram a ser, também, de Portugal. A respeito desse período, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra D) foram enviados ao Brasil visitadores do Tribunal do Santo Ofício, com a missão de apurar o que essas autoridades consideravam “desvios”, como as chamadas práticas judaizantes (relacionadas aos costumes da religião judaica).

Gabarito: Letra C

 

Foram enviados ao Brasil visitadores do Tribunal do Santo Ofício, com a missão de apurar o que essas autoridades consideravam “desvios”, como as chamadas práticas judaizantes (relacionadas aos costumes da religião judaica).

 

Durante o período da União Ibérica (1580-1640) representantes do Tribunal da Inquisição (reativado na Europa em meados do século XVI) foram enviados ao Brasil, nas chamadas visitações, nas quais o sacerdote representante da inquisição abria processos contra as pessoas que eram acusadas de crime contra a fé.

As visitações da Inquisição durante a União Ibérica pretendiam averiguar a fé dos colonos, sobretudo a dos cristãos-novos, descendentes de judeus que eram suspeitos de conservar as suas antigas crenças em segredo.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Portugal manteve certa autonomia na gestão de suas colônias, inclusive no tocante às relações comerciais que já possuía.
 

Portugal não manteve autonomia na gestão de suas colônias. Com a União Ibérica, o governo espanhol passou a controlar também todas as colônias portuguesas, incluindo o Brasil. Esse controle também se refletiu nas relações comerciais, quando os conflitos entre Espanha e Províncias Unidas, afetaram as relações comerciais entre essa última e Portugal.

 

Letra B: a ocupação territorial pelos colonos portugueses foi temporariamente freada, em função da ocupação holandesa do Nordeste brasileiro, quando os esforços foram concentrados em recuperar a área invadida.
 

A ocupação territorial pelos colonos portugueses não foi temporariamente freada devido a ocupação "holandesa" do Nordeste brasileiro. Apesar dos esforços para recuperar as áreas invadidas, durante o período da União Ibérica ocorreram também as chamadas entradas e bandeiras, responsáveis por ampliar o domínio territorial português no continente Sul-americano, expandindo-se os limites do Brasil.

 

Letra C: durante um certo período os holandeses assumiram o controle do tráfico negreiro no Atlântico Sul, mas isso não modificou o fluxo de escravos africanos para o Brasil, pois, dada a elevada lucratividade do negócio, seguiram suprindo a demanda por escravos em toda a colônia.
 

Com os "holandeses" passando a controlar o tráfico atlântico de escravos, houve uma modificação no fluxo de escravos africanos para o Brasil, com um aumento desse tráfico para a região dominada pelos "holandeses".

 

Letra E: a Insurreição Pernambucana foi marcada por duas vitórias surpreendentes sobre os holandeses, nas Batalhas de Guararapes (1648 e 1649). Com a vitória brasileira na Segunda Batalha de Guararapes, os batavos deixaram o Brasil.

 

Em 13 de junho de 1645, iniciou-se a chamada Insurreição Pernambucana, que contou com várias batalhas, como as Batalhas dos Guararapes (em 1648 e 1649), com vitória dos luso-brasileiros, contudo não foi na Segunda Batalha de Guararapes que os batavos deixaram o Brasil, mas sim em 1654, quando depois de sucessivas derrotas, os "holandeses" renderam-se na Campina do Taborda, no Recife.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *