Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 1798, surgiu na Bahia um movimento rebelde conhecido como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, que contou com a participação das camadas sociais mais humildes. Esse movimento

Resposta:

A alternativa correta é letra E) defendia a abolição da escravatura e o aumento da remuneração dos soldados.

Gabarito: ALTERNATIVA E

 

 

Em 1798, surgiu na Bahia um movimento rebelde conhecido como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, que contou com a participação das camadas sociais mais humildes. Esse movimento

  • a)  pretendia fundar uma universidade e aproveitar as jazidas de ferro da região.

Como um movimento emancipacionista, a primeira preocupação da Conjuração Baiana era a separação formal frente a Portugal, e não reformas mais imediatas. Universidades e uso das jazidas minerais seriam um outro momento do processo. Alternativa errada.

 

  • b)  contava, no plano político, com elementos adeptos da monarquia constitucional.

Os revoltosos eram profundamente inspirados pelos casos da Revolução Francesa e da Revolução Haitiana, ambos processos profundamente comprometidos com a república. Inclusive, a questão republicana era uma outra componente da rebelião: afinal, não apenas era ilegítima a colonização, como também era ilegítimo o domínio por uma monarquia absolutista, o que era o caso de Portugal. Alternativa errada.

 

  • c)  defendia o estímulo à produção de couro e charque, principais produtos da Bahia.

Essas são reivindicações da Revolução Farroupilha (1835-1845), que ocorreria no Rio Grande do Sul (grande produtor de charque) durante o Período Regencial (1831-1840). Alternativa errada.

 

  • d)  foi o primeiro movimento de rebeldia no Brasil a questionar o Pacto Colonial.

Durante o período colonial, outros movimentos chegaram a questionar os termos das relações entre colônia e Metrópole. No entanto, há de se lembrar o estudante que, em 1789, a Inconfidência Mineira já representara um caso muito emblemático de esforço emancipacionista dentro da América portuguesa. Alternativa errada.

 

  • e)  defendia a abolição da escravatura e o aumento da remuneração dos soldados.

A Conjuração Baiana (1798-1799) emergiu das contradições e das dificuldades vividas no ambiente da sua capitania. Salvador vivia ciclos de fome ao mesmo tempo em que a sociedade assumia uma configuração bastante singular: negros e mulatos (livres e libertos) vinham constituindo uma classe de trabalhadores urbanos (muitos deles, alfaiates) e autônomos com importante capacidade de articulação política. Nos anos anteriores, a escassez de alimentos atingiu níveis gravíssimos e deflagrou revoltas e saques em diversos pontos de Salvador. Paralelamente, negros e mulatos compunham cerca de 80% da população da capitania, e a noção de pertencimento e de revolta dos libertos contra a escravidão dava uma capacidade explosiva às mobilizações sociais na Bahia. Influenciados pelos acontecimentos no Haiti, pela Revolução Francesa e pelo pensamento iluminista, esses trabalhadores urbanos conspiraram pela proclamação de uma republica baiana independente, com fortes vínculos com a França revolucionária e livre da escravidão. Além disso, o soldo dos brasileiros era uma questão relevante para os revoltosos, o que está, em grande medida, associado com o caráter urbano da revolta. ALTERNATIVA CORRETA.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *