Em relação á colonização do Brasil, na década de 1530, é correto afirmar que
- A) o crescimento demográfico no Brasil e na Europa e a industrialização inglesa estimularam a diversificação da economia na colônia portuguesa.
- B) o governo português criou o Conselho Ultramarino para aplicar os rígidos mecanismos mercantilistas para fazer a exploração da terra no Brasil.
- C) a integração econômica do Brasil, a formação do mercado interno e a urbanização foram as principais consequências da economia açucareira.
- D) o açúcar, cultivado pelos portugueses nas ilhas do Atlântico, foi introduzido no Brasil como fator de povoamento e valorização econômica da terra.
- E) a economia açucareira atraiu o interesse de todas as partes do Brasil e fez com que as populações entrassem em contato e criassem o mercado interno.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o açúcar, cultivado pelos portugueses nas ilhas do Atlântico, foi introduzido no Brasil como fator de povoamento e valorização econômica da terra.
Vamos analisar cada alternativa para identificar a afirmativa correta sobre a colonização do Brasil na década de 1530.
A) O crescimento demográfico no Brasil e na Europa e a industrialização inglesa estimularam a diversificação da economia na colônia portuguesa.
INCORRETO. A industrialização da Inglaterra ocorreu apenas no século XVIII, muito depois da década de 1530. Além disso, a economia da colônia portuguesa no Brasil nesse período não era diversificada, mas sim voltada principalmente para a produção de açúcar. A população do Brasil também era pequena e não havia crescimento demográfico significativo que pudesse estimular a diversificação econômica.
B) O governo português criou o Conselho Ultramarino para aplicar os rígidos mecanismos mercantilistas para fazer a exploração da terra no Brasil.
INCORRETO. O Conselho Ultramarino foi criado apenas em 1642, mais de um século após a década de 1530. Portanto, essa alternativa está cronologicamente incorreta.
C) A integração econômica do Brasil, a formação do mercado interno e a urbanização foram as principais consequências da economia açucareira.
INCORRETO. A economia açucareira, dominante na década de 1530, não resultou na integração econômica do Brasil nem na formação de um mercado interno robusto. A produção de açúcar era voltada para a exportação e não estimulava o desenvolvimento de outras atividades econômicas. Além disso, a urbanização no Brasil só se intensificou séculos mais tarde.
D) O açúcar, cultivado pelos portugueses nas ilhas do Atlântico, foi introduzido no Brasil como fator de povoamento e valorização econômica da terra.
CORRETO. Os portugueses já tinham experiência com a cultura do açúcar nas ilhas do Atlântico e a introduziram no Brasil como uma forma de valorizar economicamente a terra e estimular o povoamento. A produção de açúcar se tornou a principal atividade econômica da colônia e foi fundamental para a ocupação do território brasileiro pelos portugueses.
E) A economia açucareira atraiu o interesse de todas as partes do Brasil e fez com que as populações entrassem em contato e criassem o mercado interno.
INCORRETO. Como já mencionado, a economia açucareira não resultou na formação de um mercado interno robusto, pois a produção era voltada para a exportação. Além disso, essa atividade econômica estava concentrada principalmente no Nordeste e não atraiu o interesse de todas as partes do Brasil.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
Deixe um comentário