Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação ao processo de exploração, conquista, ocupação e colonização da Amazônia, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A área do Beni foi grande produtora de borracha no século XIX, quando esse ciclo econômico explorou a mão de obra indígena e abriu rota fluvial; entretanto, a exploração econômica e a expropriação das terras indígenas tornaram grande parte da população nativa socialmente vulnerável.

Vamos analisar cada alternativa para identificar a correta.

 

A) Os relatos iniciais dos colonizadores, datados dos séculos XVI e XVII, narram, sobretudo, as ambiciosas e perigosas incursões terrestres pela floresta amazônica.

INCORRETO. As primeiras narrativas dos colonizadores sobre a Amazônia, principalmente do século XVI, estão mais associadas às incursões fluviais do que terrestres. A imensidão da floresta e a complexidade dos seus rios tornavam a navegação o meio mais viável de exploração e ocupação da região. Alternativa errada.

 

B) A colonização e a expropriação de terras dos autóctones na ocupação portuguesa foram bem diferentes daquelas da ocupação espanhola, dada a predominância do relevo e da hidrografia da cordilheira andina no lado brasileiro, que contrasta com as planuras da parte dominada pelos espanhóis.

INCORRETO. A afirmação é imprecisa em relação à geografia da região. A cordilheira andina não predomina no lado brasileiro da Amazônia. Na verdade, a maior parte da região amazônica brasileira é formada por planícies e depressões, enquanto a cordilheira andina se estende principalmente pelos países andinos, como Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. Alternativa errada.

 

C) A área do Beni foi grande produtora de borracha no século XIX, quando esse ciclo econômico explorou a mão de obra indígena e abriu rota fluvial; entretanto, a exploração econômica e a expropriação das terras indígenas tornaram grande parte da população nativa socialmente vulnerável.

CORRETO. A área do Beni, localizada na Bolívia, foi de fato uma importante região produtora de borracha no século XIX, período conhecido como o "Ciclo da Borracha". A exploração da mão de obra indígena foi uma prática comum e a abertura de rotas fluviais facilitou a exploração da região. Além disso, a exploração econômica e a expropriação das terras indígenas levaram a uma grande vulnerabilidade social da população nativa. Alternativa correta.

 

D) As chamadas drogas do sertão, descobertas e utilizadas pelos povos indígenas americanos, tiveram papel fundamental na formação da fronteira trinacional entre Brasil, Bolívia e Peru. E Não existem registros históricos de confrontos entre índios e seringueiros, assim como não há relatos do trabalho de índios em seringais.

INCORRETO. A primeira parte desta alternativa é correta, pois as chamadas "drogas do sertão" (como cacau, baunilha, pimenta, entre outros), descobertas e utilizadas pelos povos indígenas, tiveram sim papel fundamental na formação da fronteira trinacional entre Brasil, Bolívia e Peru. No entanto, a segunda parte é falsa. Existem diversos registros históricos que apontam para confrontos entre índios e seringueiros, assim como há relatos do trabalho de índios em seringais. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *