Entre 1580 e 1640, o Rei da Espanha passou a ser também rei de Portugal, dando origem ao período denominado “União Ibérica”. Em relação à ocorrência desta condição, podemos afirmar que:
- A) A "união" entre Portugal e Espanha proporcionou grandes avanços para a economia lusitana, que passou a explorar ouro e prata em grande quantidade.
- B) A administração Filipina promoveu melhorias para a economia açucareira no Brasil, gerando independência perante os interesses holandeses.
- C) Felipe lI decretou a liberdade de culto objetivando evitar tensões e movimentos revoltosos.
- D) Apesar da influência política do rei espanhol, Felipe lI concordou em preservar costumes, língua e aspectos da economia portuguesa em território português e em seus domínios.
- E) A administração filipina sobre o território brasileiro e as atividades coloniais garantiu segurança necessária para que Salvador se mantivesse como capital colonial, não havendo incursões estrangeiras no Brasil.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apesar da influência política do rei espanhol, Felipe lI concordou em preservar costumes, língua e aspectos da economia portuguesa em território português e em seus domínios.
Gabarito: ALTERNATIVA D
- Entre 1580 e 1640, o Rei da Espanha passou a ser também rei de Portugal, dando origem ao período denominado "União Ibérica". Em relação à ocorrência desta condição, podemos afirmar que:
Em 1578, o trono português entrou em gravíssima crise sucessória por conta da morte inesperada de D. Sebastião I no campo de batalha contra os mouros. Sem jamais ter casado, o rei português não deixava sucessores e seu tio-avô Henrique I ascendeu ao trono com a missão de preparar a sucessão. No entanto, o novo rei já ia em idade avançada e tampouco tinha descendência, o que demandaria toda uma engenharia política para encaminhar o futuro do reino. Mas a morte de Henrique I levaria à crise sucessória mais grave: o rei de Espanha, Felipe II, era o herdeiro natural pelas linhas dinásticas. Assim, em 1561, as Coroas de Portugal e de Espanha foram unificadas sob um único soberano, originando a chamada União Ibérica. A partir desta primeira observação, avaliemos as alternativas propostas.
- a) A "união" entre Portugal e Espanha proporcionou grandes avanços para a economia lusitana, que passou a explorar ouro e prata em grande quantidade.
A América portuguesa só descobriria importantes reservas auríferas mais de cinquenta anos após o fim da União Ibérica (1560-1640). Portanto, não faz sentido associar o período à exploração aurífera por Portugal. Além disso, foi um período de estagnação econômica para Portugal. Alternativa errada.
- b) A administração Filipina promoveu melhorias para a economia açucareira no Brasil, gerando independência perante os interesses holandeses.
A alternativa inverte o acontecimento histórico. Durante a União Ibérica, os holandeses invadiram a América portuguesa num ciclo que foi de 1595 a 1654. Quando Portugal foi restaurado, os holandeses ainda estavam em Pernambuco e seria necessária uma campanha militar para reverter os prejuízos sofridos no período. Alternativa errada.
- c) Felipe lI decretou a liberdade de culto objetivando evitar tensões e movimentos revoltosos.
Felipe II era um rei católico que manteve a perseguição contra outras religiões no mundo colonial. Seria a administração de Maurício de Nassau em Pernambuco que estabeleceria a liberdade de culto para tentar compor com os senhores de engenhos e os novos mercadores (inclusive judeus) da colônia. Alternativa errada.
- d) Apesar da influência política do rei espanhol, Felipe lI concordou em preservar costumes, língua e aspectos da economia portuguesa em território português e em seus domínios.
O processo de incorporação da Coroa portuguesa pela Espanha foi cercado de muitos cuidados. Sabia-se que o orgulho português poderia desestabilizar a transição com uma série de revoltas e que era necessário compor com a nobreza portuguesa. O Antigo Regime em Portugal era profundamente marcado por amplos acordos entre realeza e nobreza e atingir isso poderia solapar as bases do poder. Portanto, decidiu Felipe II manter aspectos nacionais elementares de Portugal em nome do equilíbrio da transição; inclusive, fez-se coroar Felipe I de Portugal, ao invés de simplesmente submeter a Coroa portuguesa ao domínio espanhol. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) A administração filipina sobre o território brasileiro e as atividades coloniais garantiu segurança necessária para que Salvador se mantivesse como capital colonial, não havendo incursões estrangeiras no Brasil.
Como já explicado acima, foi do período filipino que as mais importantes invasões estrangeiras aconteceram na América portuguesa. Salvador seria tomada pelos holandeses em 1624 e as forças ibéricas levariam um ano para conseguir expulsá-los. Além disso, haveria a longa invasão em Pernambuco. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário