Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“ ( … ) Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos, traziam arcos com setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau Coelho fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram ( … )”

Desta forma, Pero Vaz de Caminha descrevia o primeiro encontro entre portugueses e nativos. Ao longo da ocupação e colonização da Amazônia, porém, os conquistadores ibéricos

Resposta:

A alternativa correta é letra E) viram nos indígenas a possibilidade de obtenção de mão-de-obra, passando a submetê-los sob a forma de escravidão e na formação de missões religiosas.

Gabarito: Letra E

A questão traz um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão participante da expedição de Pedro Álvares Cabral que desembarcou em 1500 no Brasil e, a seguir, partiu em direção às Índias. Dito isto, a questão avança no tempo em busca de saber qual foi o destino dos indígenas após a montagem do sistema colonial. Vamos comentar as alternativas a fim de encontrar a resposta.

 

a)  respeitaram a organização política, social e econômica dos nativos, muitos dos quais ainda hoje mantêm um estilo de vida nômade e coletor.

Incorreta. Ao longo do processo de colonização da América Portuguesa não houve respeito pela organização política, social e econômica dos indígenas. A colonização como um dos pilares do mercantilismo acabou por transformar os povos originários em recursos para os colonizadores, principalmente, como mão de obra local sem a necessidade de transferência de portugueses para o Brasil.

 

b)  facultaram aos indígenas das missões religiosas o direito de permanecer em seus aldeamentos após a expulsão dos jesuítas.

Incorreta. Após a expulsão dos jesuítas da colônia, os indígenas passaram a ser organizados pela Coroa Portuguesa através do Diretório dos Índios, no qual havia um administrador que realizava a função de utilizar a mão de obra indígena para a prestação de serviços na colônia. Progessivamente, a Coroa Portuguesa promoveu a inserção dos índios no mundo colonial, e muitas aldeias foram destruídas ou abandonadas.

 

c)  desestruturaram as comunidades indígenas em seu aspecto político, econômico e social, reduzindo todos os grupos indígenas brasileiros a um mesmo estágio cultural, bastante primitivo.

Incorreta. A colonização atuou de maneiras diferentes sobre as populações indígenas. Enquanto algumas foram reduzidas ou mesmos extintas, houve também um processo de inserção no mundo colonial com indígenas sendo aldeados nas missões religiosas, migrando para as primeiras vilas e se transformando em trabalhadores urbanos ou sendo explorados nas atividades econômicas. No entanto, não é verdade que todos os grupos indígenas foram reduzidos a um mesmo estágio cultural primitivo, pois a diversidade cultural e linguística dos índios persiste até hoje

 

d)  fixaram os primeiros núcleos de povoamento na região com a finalidade de facilitar a catequese e a pacificação dos indígenas, bem como a preservação de suas aldeias.

Incorreta. Essa alternativa fala de apenas uma parte do processo de colonização que recai sobre os missionários. Estes fundaram diversas missões religiosas na Amazônia a fim de facilitar a catequese e a pacificação de indígenas hostis aos colonos. Os indígenas eram deslocados das aldeias em que habitavam para as missões a fim de receberem os primeiros sacramentos. Ainda assim, havia por parte dos colonos, ataques às missões para escravização de indígenas, que seriam levados a outras localidades do Brasil, como, por exemplo, para o Nordeste ou para São Paulo.

 

e)  viram nos indígenas a possibilidade de obtenção de mão-de-obra, passando a submetê-los sob a forma de escravidão e na formação de missões religiosas.

Correta. Com a implantação do sistema de capitanias hereditárias, da introdução da cana-de-açúcar e dos engenhos, os colonizadores observaram que os indígenas poderiam ser valiosos trabalhadores para a agricultura canavieira. Praticando a "guerra justa" contra populações hostis, os colonizadores obtiveram um contingente de mão de obra para os engenhos no litoral do Nordeste. Assim, nos primeiros trinta anos da colonização portuguesa na América, os indígenas foram escravizados e inseridos na lavoura da cana-de-açúcar. Nesse contexto, a chegada dos missionários fez com que houve uma disputa pela mão de obra indígena. Enquanto os colonizadores pretendiam escravizar as populações originárias, os missionários defendiam que os indígenas deveriam ser aldeados em missões para receber os sacramentos e serem trabalhadores livres ou alugados pelos colonos.

 

Referências:

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SCHWARTZ, Stuart. "Escravidão indígena e o início da escravidão africana". In: GOMES, Flávio e SCHWARCZ, Lilia (Orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *