Existem narrativas recorrentes sobre os tupis, principal grupo indígena que habitava o litoral brasileiro. Esse grupo buscaria a “Terra Sem Mal” através de peregrinações. Considerando este assunto, analise as afirmativas a seguir
I. Profetas indígenas passavam pelas aldeias apresentando-se como reencarnações de antepassados heroicos na intenção de convencer seus habitantes a abandonar o trabalho e a dançar.
II. A sedentarização foi consequência direta desta prática, pois, com o passar do tempo, os deslocamentos em larga escala mostraram o quanto os solos férteis encontrados eram importantes para a agricultura.
III. Essa busca, de fato, não chegou a ocorrer em função das dificuldades de deslocamento de mulheres e crianças. Assim, apenas os homens adultos e jovens fortes conseguiam realizar a peregrinação.
IV. O chefe guerreiro e o pajé firmavam acordos com líderes tribais de outras tribos a fim de promover os deslocamentos e refundações de aldeias em troca de benefícios socioeconômicos pessoais, tais como auxílio para fazer suas roças próprias e precedência na escolha de mulheres.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- A) IV.
- B) III e IV.
- C) II.
- D) I.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) I.
A afirmativa I está correta porque, de acordo com as narrativas sobre os tupis, os profetas indígenas realmente passavam pelas aldeias apresentando-se como reencarnações de antepassados heroicos, com o objetivo de convencer os habitantes a abandonar o trabalho e a dançar, o que era parte da busca pela "Terra Sem Mal".
Já as outras afirmativas estão incorretas:
- A afirmativa II é falsa porque a sedentarização não foi uma consequência direta da busca pela "Terra Sem Mal", mas sim um processo mais complexo que envolvia a adaptação às condições ambientais e a formação de aldeias.
- A afirmativa III é falsa porque a busca pela "Terra Sem Mal" realmente ocorreu e envolvia a participação de toda a comunidade, incluindo mulheres e crianças.
- A afirmativa IV é falsa porque não há evidências de que os chefes guerreiros e pajés firmassem acordos com líderes tribais de outras tribos para promover os deslocamentos e refundações de aldeias em troca de benefícios socioeconômicos pessoais.
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