Foi a partir do estabelecimento dos franceses no Maranhão, onde fundaram São Luís, na primeira metade do século XVII, que os portugueses passaram a demonstrar interesse por se instalar na porção setentrional de sua colônia americana. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a mudança de comportamento da metrópole deveu-se, entre outros fatores,
- A) à ideia de que a região não se adaptava aos padrões econômicos mercantilistas vigentes.
- B) aos riscos efetivos de perda territorial, o que a levou à luta contra os franceses.
- C) à necessidade de fazer da região norte um ponto de apoio na guerra pelo fim da União Ibérica.
- D) ao objetivo estratégico de explorar as conhecidas riquezas minerais da região.
- E) ao interesse de promover a conexão econômica entre o Norte e a bacia do rio da Prata.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) aos riscos efetivos de perda territorial, o que a levou à luta contra os franceses.
Desde que Cabral aportou no Brasil, o domínio português sobre o território esteve ameaçado, muito em função de Portugal estar focado no comércio com as Índias.
Os franceses tentaram por duas vezes ocupar o Brasil. A primeira em 1555, no Rio de Janeiro, com a França Antártica. A segunda, a partir de 1612, no Maranhão com a França Equinocial.
A Coroa Portuguesa passou a perceber que era necessário dar atenção ao território brasileiro, ainda mais em um contexto de conflitos europeus.
Devemos lembrar que a ocupação de uma parte do Maranhão pelos franceses está ligada ao contexto da União Ibérica (1580-1640), quando Portugal e Espanha estiveram governadas sob um rei espanhol. Foi um momento de conflitos religiosos, políticos e territoriais entre espanhóis, ingleses, holandeses e franceses.
Os franceses aproveitaram a pouca atenção que os espanhóis deram a essa região e ocuparam a região de São Luís e entorno fundando a sua colônia. Aproveitaram-se também da falta de defesa do território pelos portugueses.
Por que as demais estão incorretas?
Na letra A. Toda a colônia tinha algo a oferecer à Metrópole. A questão é que como Portugal estava sob tutela espanhola, os espanhóis concentraram-se no entesouramento de prata dos Andes, não dando muita atenção ao Brasil. Não é à toa que quem expulsou os franceses e holandeses do Nordeste foram os portugueses, colonos, índios e escravos.
Na letra C. O Maranhão foi recuperado em 1615 bem antes do fim da União Ibérica (1640)
Na letra D. Portugal só começou a buscar ouro com as primeiras notícias das descobertas no final do século XVII na região das “Minas Geraes”.
Na letra E. Em um tempo que não havia muitas estradas terrestres e que as principais rotas eram feitas através dos mares, é inconcebível criar uma rota que ligue o Maranhão no norte do país ao Prata no extremo Sul do país. É provável que o Maranhão tenha se integrado à rota comercial existente entre o Brasil e a Guiné.
Deixe um comentário