“foi um confronto travado de 1707 a 1709 no século XVIII, pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas”. O trecho transcrito, descreve qual das guerras abaixo.
- A) Guerra de Canudos;
- B) Guerra dos farrapos;
- C) Inconfidência Mariana;
- D) Guerra dos emboabas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Guerra dos emboabas.
Gabarito: Letra D
Guerra dos emboabas
O trecho trazido pela questão descreve um episódio da história colonial que envolveu uma disputa entre os paulistas e os forasteiros pelo domínio e controle das minas.
No final do século XVII, os paulistas descobriram o ouro em Minas Gerais queriam o direito exclusivo de explorá-lo. Porém, os portugueses e moradores de outras capitanias também pretendiam explorar essa riqueza. Ocorreram, então, disputas pelo direito de exploração do ouro.
É nesse contexto de disputas econômicas e políticas que estoura o conflito conhecido como Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709. Os paulistas chamavam os forasteiros de emboabas, que em tupi significa “aves de pés cobertos ou emplumados”, por causa das botas que os forasteiros usavam, nitidamente um tratamento desrespeitoso.
O fim da Guerra dos Emboabas foi desfavorável aos paulistas. Após dois anos e meio de lutas, muitos combatentes morreram, e os paulistas não conseguiram a exclusividade na exploração das minas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Guerra de Canudos;
A Guerra de Canudos ocorreu entre 1896 e 1897, no sertão da Bahia, e teve como um dos importantes nomes Antônio Conselheiro. Foi um luta religiosa e social contra o governo republicano recém-instaurado, que pretendia eliminar o Arraial de Canudos. Para os fazendeiros baianos e proprietários de terra em geral, bem como para as elites políticas e o governo, Canudos constituía uma ameaça, tanto pela ocupação de terras quanto pela recusa de subordinação ao Estado. Em 1896, tropas dos coronéis locais e do governo estadual baiano foram enviadas para acabar com o arraial, mas não conseguiram vencer as forças de Canudos. Assim, o governo federal entrou na luta, mandando tropas para a região. Finalmente um poderoso exército de cerca de 7 mil homens foi organizado pelo ministro de Guerra, e Canudos foi destruído em 1897.
Letra B: Guerra dos farrapos;
A Guerra dos Farrapos foi um conflito armado ocorrido no sul do Brasil, envolvendo o Rio Grande e Santa Catarina. Sua eclosão aconteceu em 1835 e durou até 1845, ou seja, durante o período regencial e se estendeu até o Segundo Reinado.
Letra C: Inconfidência Mariana;
Acredito que a alternativa pretendia falar da Inconfidência Mineira. Mas antes dessa tentativa de revolta, Minas Gerais foi palco de uma série de movimentos que falaram mal do rei e do Marquês de Pombal. Um deles, foi a Inconfidência de Maria, episódio ocorrido entre 1768 e 1769 na vila de Mariana, na região das Minas Gerais. O vigário e então governador por procuração do bispado local, Ignácio Corrêa de Sá, foi preso em 1769 sob a alegação de blasfemar contra o rei D. José I, ou seja, cometer uma inconfidência. Acusado pelo crime, Ignácio Corrêa de Sá negou a acusação, mas a devassa concluiu pela sua culpa. Ficou preso até 1777.
Referências:
CATÃO, Leandro Pena. "Mania de Inconfidência". Rio de Janeiro: Revista de História da Biblioteca Nacional, 2008. Disponível em:http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/mania-de-incofidencia
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 7° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário