Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia, José II da Áustria e o Marquês de Pombal, ministro de D. José I de Portugal, são exemplos de déspotas esclarecidos. Sobre estes é correto afirmar que:
- A) Eram monarcas que diziam que seu poder era oriundo de Deus, por isso esclarecidos.
- B) Foram os responsáveis por promoveram reformas radicais que implicaram a transição de um modelo absolutista para um republicano.
- C) Acreditavam que a educação era um valor a ser cultivado pela nobreza, por isso diziam-se esclarecidos.
- D) Embora continuassem monarcas, déspotas, esses reis liam e proclamavam-se discípulos dos filósofos iluministas, por esse motivo também se viam como esclarecidos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Embora continuassem monarcas, déspotas, esses reis liam e proclamavam-se discípulos dos filósofos iluministas, por esse motivo também se viam como esclarecidos.
Os déspotas esclarecidos eram monarcas que, apesar de manterem o poder absoluto, se inspiravam nos ideais do Iluminismo e implementavam reformas que visavam ao bem-estar da população e ao progresso do Estado. Eles liam e se inspiravam nos filósofos iluministas, como Voltaire, Rousseau e Montesquieu, e aplicavam suas ideias em suas políticas.
Esses monarcas não abandonaram o poder absoluto, mas se esforçavam para governar de forma mais racional e justa, promovendo a educação, a ciência e a cultura. Além disso, eles também implementavam reformas administrativas e econômicas que visavam a modernizar o Estado e melhorar a vida dos seus súditos.
Deixe um comentário