Geografia e História Regionais
Em 1750, redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto a Espanha controlava a maior parte da Bacia do Prata. Neste Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer que a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez.
(http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/index.html)
Trata-se do Tratado de
- A) Santo Ildefonso.
- B) Badajós.
- C) Madri.
- D) Utrecht.
- E) Lisboa.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Madri.
Vamos analisar cada alternativa para identificar a qual tratado o enunciado se refere:
A) Santo Ildefonso.
INCORRETO. O Tratado de Santo Ildefonso, assinado em 1777, foi um acordo entre Espanha e Portugal que redefiniu as fronteiras na América do Sul, mas não é o tratado mencionado no enunciado, pois não anulou o Tratado de Tordesilhas e não ocorreu em 1750. Além disso, o princípio do usucapião (uti possidetis) não foi levado em consideração neste tratado.
B) Badajós.
INCORRETO. O Tratado de Badajós, assinado em 1801, resolveu disputas de fronteira entre Portugal e Espanha na América do Sul e na Europa, mas não é o tratado mencionado no enunciado, pois não ocorreu em 1750 e não anulou o Tratado de Tordesilhas. Além disso, o princípio do usucapião (uti possidetis) não foi levado em consideração neste tratado.
C) Madri.
CORRETO. O Tratado de Madri, assinado em 1750, redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas. Este tratado garantia a Portugal o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto a Espanha controlava a maior parte da Bacia do Prata. Além disso, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer que a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez neste tratado.
D) Utrecht.
INCORRETO. O Tratado de Utrecht, assinado em 1713, terminou a Guerra da Sucessão Espanhola e redefiniu as fronteiras europeias, mas não é o tratado mencionado no enunciado, pois não ocorreu em 1750, não anulou o Tratado de Tordesilhas e não redefiniu as fronteiras na América do Sul. Além disso, o princípio do usucapião (uti possidetis) não foi levado em consideração neste tratado.
E) Lisboa.
INCORRETO. Não existe um tratado conhecido como Tratado de Lisboa que se encaixe nas características mencionadas no enunciado.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
Deixe um comentário