Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Há um debate historiográfico bastante pronunciado, conquanto não exclusivo, entre duas correntes na interpretação da história do Brasil, notadamente em seus três primeiros séculos. De um lado, há as interpretações vinculadas ao modelo do “Antigo Sistema Colonial” e, de outro, aquelas ligadas ao modelo do “Antigo Regime nos Trópicos”.

Associe o modelo histórico à sua interpretação.

MODELOS HISTÓRICOS

1 – Antigo Sistema Colonial

2 – Antigo Regime nos Trópicos

INTERPRETAÇÕES

(  ) A história da colonização no Brasil reflete o amadurecimento das relações administrativas na Península Ibérica e aponta para uma ampla trajetória de negociação na construção de uma governabilidade, gerando uma economia política de privilégios.

(  ) A história do Brasil em seu período colonial se assemelha à de outras colônias no mesmo período, tendo por característica principal sua colaboração com a produção da acumulação primitiva do capital, base para o desenvolvimento capitalista na Europa.

(  ) Para a devida compreensão da dinâmica imperial portuguesa é necessário considerar como as regras jurídicas e administrativas portuguesas foram incorporadas e trabalhadas na dinâmica ultramarina.

(  ) A exploração metropolitana, por meio do exclusivo comercial, reforça o caráter global do sistema de colonização, diminuindo a importância – embora não desconsiderando a existência – da negociação política e administrativa locais.

(  ) A escravidão nas colônias portuguesas não pode ser explicada, apenas, pelos fatores relativos à necessidade da exploração econômica; antes, tem relação com a própria lógica que naturalizava a hierarquia social nas sociedades europeias de então.

A sequência correta é apresentada em

Resposta:

A alternativa correta é letra E) 2, 1, 2, 1, 2.

Vamos analisar cada uma das interpretações e associá-las aos modelos históricos correspondentes:

 

1) "A história da colonização no Brasil reflete o amadurecimento das relações administrativas na Península Ibérica e aponta para uma ampla trajetória de negociação na construção de uma governabilidade, gerando uma economia política de privilégios."

Essa interpretação está vinculada ao modelo do "Antigo Regime nos Trópicos", que enfatiza as relações de negociação e a construção de uma governabilidade baseada em privilégios. Portanto, essa interpretação corresponde ao número 2.

 

2) "A história do Brasil em seu período colonial se assemelha à de outras colônias no mesmo período, tendo por característica principal sua colaboração com a produção da acumulação primitiva do capital, base para o desenvolvimento capitalista na Europa."

Essa interpretação está vinculada ao modelo do "Antigo Sistema Colonial", que enfatiza o papel das colônias na acumulação primitiva do capital e no desenvolvimento do capitalismo na Europa. Portanto, essa interpretação corresponde ao número 1.

 

3) "Para a devida compreensão da dinâmica imperial portuguesa é necessário considerar como as regras jurídicas e administrativas portuguesas foram incorporadas e trabalhadas na dinâmica ultramarina."

Essa interpretação está vinculada ao modelo do "Antigo Regime nos Trópicos", que enfatiza a importância das regras jurídicas e administrativas portuguesas na dinâmica colonial. Portanto, essa interpretação corresponde ao número 2.

 

4) "A exploração metropolitana, por meio do exclusivo comercial, reforça o caráter global do sistema de colonização, diminuindo a importância – embora não desconsiderando a existência – da negociação política e administrativa locais."

Essa interpretação está vinculada ao modelo do "Antigo Sistema Colonial", que enfatiza o caráter global do sistema de colonização e a exploração metropolitana por meio do exclusivo comercial. Portanto, essa interpretação corresponde ao número 1.

 

5) "A escravidão nas colônias portuguesas não pode ser explicada, apenas, pelos fatores relativos à necessidade da exploração econômica; antes, tem relação com a própria lógica que naturalizava a hierarquia social nas sociedades europeias de então."

Essa interpretação está vinculada ao modelo do "Antigo Regime nos Trópicos", que enfatiza a importância da lógica social europeia na explicação da escravidão nas colônias portuguesas. Portanto, essa interpretação corresponde ao número 2.

 

Portanto, a sequência correta é 2, 1, 2, 1, 2. A alternativa correta é a LETRA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *