Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Há uma grande diferença entre os milhões de povos nativos que habitavam as terras que hoje chamamos de Brasil desde milhares de anos antes da chegada dos portugueses e as poucas centenas de povos denominados indígenas que, atualmente, compõem os 0,4% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2001). A diferença não é só de tempo nem de população, mas, principalmente, de cultura, de espírito e de visão do mundo sobre o passado, o presente e o futuro. Estimativas apontam que, no atual território brasileiro, habitavam pelo menos 5 milhões de pessoas, por ocasião da chegada de Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Se hoje esse contingente populacional está reduzido a pouco mais de 700.000 pessoas, muitas coisas ruins as atingiram.”

(LUCIANO, Gersem dos Santos, 2006, P. 17.)

Considerando as informações anteriores, é possível ponderar que o Estado Nacional brasileiro em relação aos povos indígenas:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Estabeleceu modelos únicos para solucionar os problemas dos índios no país e da sua presença, em longa duração, que vêm desde os alvores das conquistas das Américas.

Gabarito: Letra D

 

Estabeleceu modelos únicos para solucionar os problemas dos índios no país e da sua presença, em longa duração, que vêm desde os alvores das conquistas das Américas.

 

As relações entre o Estado e os povos indígenas no Brasil foram construídas sobre avanços e retrocessos. Desde os tempos da colonização foi muito comum o estabelecimento de modelos únicos para solucionar os problemas dos indígenas no país sem levar em conta as diferentes etnias que formam o grupo chamado genericamente de "povos indígenas".

 

Além do mais, faz-se necessário como política pública o estudo, divulgação e preservação dos conhecimentos tradicionais indígenas em meio à construção dos saberes dito "científicos". Os conhecimentos indígenas muito das vezes não são reconhecidos e não são valorizados tanto cientificamente quanto financeiramente.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

 

Letra A: Tem consciência política da heterogeneidade das situações indígenas no Brasil.

 

O Estado brasileiro e grande parte dos cidadãos e agentes políticos não possuem consciência da heterogeneidade das situações vivenciadas pelos indígenas no Brasil.

 

Letra B: Possui, como princípio elementar, o respeito à diferença, o cultivo da diversidade, a polifonia de tradições e opiniões que se pautem pela tolerância.

 

Essa é uma busca defendida pelo autor e não só para o Estado brasileiro, mas para todos os cidadãos e cidadãs. É necessário cultivar princípios do respeito à diferença e à diversidade, à tolerância com povos, tradições e culturas diferentes, algo que não se vê no país, marcado pela desigualdade social e pelos altos casos de violência praticados contra culturas indígenas e de matriz africana.

 

Letra C: Em geral, reconheceu a diversidade linguística, os modos de vida e as visões de mundo dos povos de histórias tão distintas como os que habitam o Brasil.

 

A colônia e o Estado brasileiro tanto quando era uma monarquia quanto nos dias atuais não reconheceu a diversidade da população indígena. Isso significa que não houve valorização e reconhecimento da diversidade linguística, muito menos dos modos de vida e as visões de mundo desses povos que habitaram e ainda habitam o país.

 

 

Referência:

 

LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. LACED/Museu Nacional, 2006.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *