Historicamente, a colonização do continente americano, em especial dos territórios sob domínio português na América do Sul, ocorreu com a conquista e o povoamento por colonos a partir da costa do Oceano Atlântico. No entanto,
“passado um século de penetrações constantes pelos sertões, […] teve início o povoamento da região de Cuiabá, onde Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro nas margens do rio Coxipó, em 1719.” (Volpato, 1987, p. 30)
Foram fatores que concorreram para a interiorização dos domínios portugueses na América, no período colonial:
- A) o cultivo da cana e do tabaco, em especial nas zonas litorâneas do Oceano Atlântico.
- B) o profundo respeito que os colonos tinham com os compromissos firmados com a Coroa da Espanha.
- C) a busca por ouro e a captura de indígenas que pudessem ser escravizados.
- D) a extração de pau-brasil e o plantio de café, principalmente às margens do Rio Tietê.
- E) as invasões francesas e espanholas, em especial na província do Rio de Janeiro e na capitania de São Vicente.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a busca por ouro e a captura de indígenas que pudessem ser escravizados.
Gabarito: LETRA C.
A questão aborda o período colonial desenvolvido na América Latina, dando ênfase à progressão da exploração por parte dos portugueses, que iniciaram a conquista e o povoamento das regiões litorâneas e gradativamente interiorizaram seus domínios. Nesse sentido, vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a que elenca fatores corretos em relação a esse processo.
a) o cultivo da cana e do tabaco, em especial nas zonas litorâneas do Oceano Atlântico.
INCORRETO. O cultivo da cana e do tabaco nas zonas litorâneas do Oceano Atlântico contribuiu para a colonização dessas áreas, mas não foi um fator que impulsionou a interiorização do território.
b) o profundo respeito que os colonos tinham com os compromissos firmados com a Coroa da Espanha.
INCORRETO. Na verdade, os colonos portugueses não tinham compromissos firmados com a Coroa da Espanha, mas sim com a Coroa de Portugal.
c) a busca por ouro e a captura de indígenas que pudessem ser escravizados.
CORRETO. A busca por ouro e a captura de indígenas para escravização foram fatores essenciais para a interiorização dos domínios portugueses na América. A descoberta de ouro, como mencionado no texto, levou ao povoamento de regiões antes inexploradas, como a região de Cuiabá.
d) a extração de pau-brasil e o plantio de café, principalmente às margens do Rio Tietê.
INCORRETO. A extração de pau-brasil foi uma atividade econômica importante durante os primeiros anos da colonização, mas não contribuiu diretamente para a interiorização dos domínios portugueses na América. Ademais, o plantio de café como uma cultura de grande importância se deu a partir do século XIX.
e) as invasões francesas e espanholas, em especial na província do Rio de Janeiro e na capitania de São Vicente.
INCORRETO. Embora as invasões francesas e espanholas tenham ocorrido em algumas regiões do Brasil colonial, como a província do Rio de Janeiro e a capitania de São Vicente, elas não foram fatores determinantes para a interiorização dos domínios portugueses na América. Na verdade, fomentaram episódios de conflito territorial que ocorreram principalmente em regiões costeiras.
Deixe um comentário