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John Manoel Monteiro, em sua obra Negros da Terra, discorre sobre o processo de educação e catequese imprimido pelos jesuítas aos índios do Brasil quinhentista. Sobre a catequização dos índios promovida pelos jesuítas, analise as afirmativas a seguir.

I. A catequização dos índios tinha como um de seus objetivos tornar os índios mais dóceis, facilitando o processo de exploração promovido pelos portugueses.

II. Uma das estratégias usadas pelos jesuítas era a destribalização dos índios, misturando índios de diferentes etnias e grupos linguísticos.

III. Até mesmo a geografia das aldeias foi modificada pelos jesuítas, inserindo-se um modelo de disposição das aldeias conforme os padrões europeus.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, II e III.

Gabarito: ALTERNATIVA A

   

 

    A afirmativa tem alguns problemas que a banca ignorou na construção do enunciado. A partir de meados do século XVI, o cultivo de cana de açúcar começou a se mostrar viável na América portuguesa, primeiro na capitania de São Vicente e depois na capitania de Pernambuco. Com a opção por uma colonização efetiva e com a viabilização de uma grande atividade econômica, a experiência portuguesa passou a demandar um contingente expressivo de força de trabalho para a lavoura. Além disso, o modelo produtivo era a plantation, ou seja, a monocultura voltada para a exportação baseada no latifúndio e na mão de obra escrava. Para viabilizar o projeto, o primeiro esforço foi em torno da escravização indígena, um contingente abundante e de custo marginal relativamente baixo. No entanto, havia duas pressões contrárias nesse processo: primeiro, os nativos conheciam o território melhor do que os colonizadores e tinham uma organização prévia; ou seja, eram capazes de organizar grandes levantes e dificilmente eram despersonalizados a ponto de serem reduzidos à condição escrava. Na outra frente, o trabalho dos missionários jesuítas de conversão dos nativos fazia com que a Igreja pressionasse Portugal contra a prática; afinal, os novos convertidos não poderiam ser escravizados e os aldeamentos jesuítas não poderiam ser atacados por expedições de apresamento indígena. Não por acaso, a escravização de indígenas convertidos foi proibida por Portugal ainda no final do século XVI. Tenha em mente o estudante que o empreendimento colonial tinha uma expressão religiosa muito forte, já que o reino português era muito próximo da Igreja Católica, a qual tinha grande interesse em expandir a fé católica para o Novo Mundo, consolidando seu domínio sobre os colonos e expandindo seu rebanho pela conversão dos povos originários da América. Ou seja, não se pode falar que a finalidade da catequização fosse a preparação dos indígenas para o trabalho compulsório. Afirmativa falsa.

     

      É importante que estudante observe que, para a obra de conversão religiosa e de absorção dos indígenas ao modelo civilizacional europeu, era necessário que os jesuítas promovessem um processe de rompimento das estruturas sociais e culturais anteriores. Os aldeamentos jesuítas tinham a preocupação de fragilizar esses laços de pertencimento e esses circuitos de práticas para facilitar a introdução da fé cristã e do modelo social europeu. Portanto, romper os laços tribais era um passo essencial e, para tanto, misturar indivíduos de diferentes etnias e grupos linguísticos era uma estratégia importante. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

       

        As reduções jesuíticas estavam inseridas no contexto do esforço de expansão da fé católica entre os povos originários e eram caracterizadas pela formação de aldeamentos de indígenas administrados pelos religiosos europeus. Tendo como base os parâmetros civilizacionais da Europa cristão, essas reduções tinham uma ideia de reprodução das sociedades europeias nos trópicos como forma de imposição da sua fé do seu modelo civilizacional. A construção utópica dessas reduções tinha o objetivo de combinar todos os benefícios da experiência europeia num mundo sem os vícios característicos do Velho Mundo. Consequentemente, todo a organização do espaço também passou a ser pensada à maneira europeia. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

         

        Assim, são verdadeiras as afirmativas II e III.

         

        Está correto o que se afirma em
        a)  I, II e III.
        b)  III, apenas.
        c)  I e II, apenas.
        d)  I e III, apenas.

         

        Como explicado acima, não se pode, sob nenhum aspecto, aceitar que a integridade da primeira afirmativa seja verdadeira, o que nos obrigaria a dar como erradas as alternativas A, C e D. Como não se pode dizer que apenas a afirmativa III está correta, já que a afirmativa II também está, não resta nenhuma alternativa possível de ser considerada como correta. Nesta situação, a única possibilidade é se ANULAR a questão.

         

        Nosso gabarito: ANULADA

        Gabarito da banca: ALTERNATIVA A

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