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Leia a charge a seguir:

Fonte: Schmidt, Mário. Nova História Crítica. Nova Geração. 2005, p.276.

Considerando os fatores históricos inerentes à charge, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A charge se refere à influência dos E.U.A. no Revolucionário Tiradentes.

( ) Tiradentes era um entusiasmado leitor da Declaração da Independência dos E.U.A.

( ) A independência dos E.U.A. entusiasmou muitos intelectuais do final do século XVIII na Europa Ocidental e na Américas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) V V V.

Gabarito da banca: Letra B

 

Meu gabarito: Anulada por ausência de alternativa correta

 

A sequência correta da banca seria: V, V, V

 

Minha sequência seria: F, V, V

 

 

Vamos analisar as proposições.

 

(F) A charge se refere à influência dos E.U.A. no Revolucionário Tiradentes.

 

Tomando a charge como o documento para ser analisado a alternativa seria falsa. Em primeiro lugar, a charge é pertencente às histórias da personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino. Logo, qualquer referência seria com base na história nacional argentina e não na história nacional brasileira. Um segundo ponto é que a charge faz referência ao momento no qual os EUA e o seu modo de vida americano (american way of life) se espalham pela Europa e pela América do Sul. Esse modo de vida americano consistia no consumo das produções norte-americanas, fossem os filmes, as músicas e os produtos.

 

(V) Tiradentes era um entusiasmado leitor da Declaração da Independência dos E.U.A.

 

Durante o período da mineração muitas obras de intelectuais iluministas e de revolucionários norte-americanos circularam de forma contrabandeada pelas Minas Gerais. Tiradentes teve contato com obras que criticavam os governos absolutistas europeus e se entusiasmou pela revolução promovida pelos colonos ingleses contra a sua metrópole que resultou na liberdade e na independência das 13 colônias. Segundo Pedro Doria, Tiradentes costumava se reunir com intelectuais para pedir a tradução desses livros estrangeiros. Um deles, o Recueil de loix consituitives des colonies angloises, confédérées sous la dénomination d’États-Unis de l’Amérique Septentrionale agregava as constituições de seis das treze colônias norte-americanas, a Declaração de Independência escrita por Thomas Jefferson, o Ato que liberava a navegação dentro dos estados constituídos e uma penca de outros documentos jurídicos.

 

 

(V) A independência dos E.U.A. entusiasmou muitos intelectuais do final do século XVIII na Europa Ocidental e na Américas.

 

Segundo Pedro Doria, Os Estados Unidos eram a maior inspiração de vários dos intelectuais e políticos contrários ao Antigo Regime na Europa porque os colonos norte-americanos conseguiram materializar os ideais que eram discutidos no continente europeu. Na América, os EUA e sua república sempre foram vistos como modelo alternativo à monarquia. No Brasil colônia, os inconfidentes mineiros devoravam o que podia sobre as ideias que moveram a independência norte-americana para tomarem como base para o seu movimento revolucionário.

 

 

Referências:

 

DORIA, Pedro. 1789: A história de Tiradentes e dos contrabandistas, assassinos e poetas que lutaram pela independência do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

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