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Leia as afirmativas a seguir:


I. A montagem dos engenhos de açúcar é uma característica do Brasil Colônia.
II. Aprender a contribuir ativamente para a melhoria do meio ambiente é um dos objetivos do Ensino Fundamental.
III. A lei nº 9.394/96 propõe a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.


Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

Leia as afirmativas a seguir:

 
  • I. A montagem dos engenhos de açúcar é uma característica do Brasil Colônia.

A partir da segunda metade do século XVI, iniciou-se o processo de introdução da cana-de-açúcar na colônia já com grande êxito na sua região Nordeste. Organizando a lavoura com base na monocultura de exportação, a produção de açúcar passou a ser a principal atividade econômica colonial em pouco tempo, porque os retornos dos investimentos eram elevados graças à alta demanda do produto em baixa concorrência nos mercados europeus. Sob o regime de exclusivo de comércio, os produtores vendiam o açúcar para a metrópole via comerciantes autorizados e conseguiam assegurar um fluxo relativamente constante de mercadorias e de dinheiro. Com o incentivo metropolitano, muitos latifundiários se lançaram na empresa açucareira e a capacidade de produção do açúcar teve de ser expandida consideravelmente ao longo dos séculos, exigindo a construção de novos engenhos. Ainda que tenha havido o breve ciclo do ouro no século XVIII, o açúcar só entraria em declínio como principal atividade econômica da região na primeira metade do século XIX, no momento em que ascendia a produção cafeeira no Sudeste. AFIRMATIVA CORRETA.

 
  • II. Aprender a contribuir ativamente para a melhoria do meio ambiente é um dos objetivos do Ensino Fundamental.

Além dos conhecimentos formais óbvios, como o pensamento abstrato pelo ensino da Matemática e a alfabetização e a introdução à norma culta da língua, o Ensino Fundamental tem, por definição do Ministério da Educação, a responsabilidade de introduzir os alunos à chamada vida cidadã. Isto é, deve este momento da vida escolar introduzir questões que articulem a inserção cidadã da criança no mundo, apresentando desafios, direitos e responsabilidades inerentes à noção de cidadania. Ao todo, são oito os eixos dessa vida cidadã: a saúde; a sexualidade; a vida familiar e social; o meio ambiente; o trabalho; a ciência e tecnologia; a cultura; e as linguagens. AFIRMATIVA CORRETA.

 
  • III. A lei nº 9.394/96 propõe a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Conhecida como Lei de Diretrizes e Bases, a lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A igualdade de permanência e de acesso à educação formal é elencado como um dos pressupostos fundamentais para o desenvolvimento educacional brasileiro. Isto é, cabe ao Estado elaborar estratégias e políticas públicas para viabilizar a educação formal sob esse aspecto de igualdade. Em seu artigo 2º, a lei aponta que "a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Portanto, entende-se a educação como algo muito maior e mais complexo do que o período encerrado dentro da sala de aula. AFIRMATIVA CORRETA.

 

Assim, estão corretas as afirmativas I, II e III.


Marque a alternativa CORRETA:
a)  Nenhuma afirmativa está correta.
b)  Está correta a afirmativa I, apenas.
c)  Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
d)  Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
e)  Todas as afirmativas estão corretas.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

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