Leia as afirmativas a seguir:
I. Moenda, casa das caldeiras e fornalhas eram equipamentos comuns aos engenhos no Brasil Colônia.
II. É papel dos docentes estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, respeitadas as normas do sistema de ensino.
III. No Brasil Colônia, o açúcar mascavo era escoado exclusivamente para o mercado europeu.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Está correta a afirmativa II, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Leia as afirmativas a seguir:
- I. Moenda, casa das caldeiras e fornalhas eram equipamentos comuns aos engenhos no Brasil Colônia.
Os engenhos de açúcar e toda cadeia produtiva do açúcar nos séculos XVI e XVII concentravam uma série de inovações tecnológicas e produtivas importantes para a época. Os investimentos para se construir e deixar operacional um engenho de açúcar eram consideráveis para o período e as etapas de produção demandavam maquinário específico. Usando tração animal ou humana (ou, ainda, força hidráulica), as moendas eram responsáveis pela moagem da cana-de-açúcar, retirando-lhe todo o sumo na etapa inicial do processo, que deveria ser ágil e eficiente sem perder de vista a escala necessária. Por seu turno, a casa das caldeiras das caldeiras eram o local onde o caldo extraído da moagem era cozido em grandes tachos - ebulia-se o líquido para a concentração do açúcar nos tachos -; tratava-se de um dos momentos mais perigosos do processo produtivo. As caldeiras eram alimentadas por um sistema longitudinal de fogo a partir das fornalhas, entre cujos combustíveis estava o próprio bagaço da cana. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. É papel dos docentes estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, respeitadas as normas do sistema de ensino.
Por óbvio, em qualquer concurso público, as condutas narradas como corretas sempre devem respeitar "as normas do sistema de ensino". Da mesma forma que qualquer docente deve se ocupar da totalidade dos seus alunos dentro das tais normas, inclusive daqueles com menor rendimento escolar. Nesse intuito, deve sempre o docente elaborar estratégias dentro das normas para que esses alunos possam ter um desenvolvimento escolar adequado, recuperando as dificuldades surgidas ao longo do processo de educação. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. No Brasil Colônia, o açúcar mascavo era escoado exclusivamente para o mercado europeu.
O açúcar mascavo era considerado um produto de qualidade inferior na indústria açucareira, sendo separado do produto de maior qualidade durante a produção. O processo de branqueamento do açúcar nas casas de purgar não conseguia eliminar a totalidade do açúcar mascavo, que ficava como um subproduto da produção, pouco atraente no mercado europeu. Dessa forma, o mercado doméstico colonial acabava absorvendo parte significativa dessa parcela da produção, o que implicou na criação de vários pratos e de expressões culturais baseados nesse açúcar. De toda sorte, é sempre delicado falar que algo ocorre "exclusivamente", uma vez que exceções e desvios são abundantes na experiência humana. AFIRMATIVA FALSA.
Desta forma, estão corretas as afirmativas I e II.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Está correta a afirmativa II, apenas.
d) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário