Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção correta concernente à colonização do Brasil e a formação da sociedade brasileira.

I – Os três séculos de colonização portuguesa nos deixaram como legado uma economia monocultora, o latifúndio, a escravidão, uma tradição autoritária e o analfabetismo.

II – As bases da formação da sociedade brasileira contribuíram para que surgisse um tipo de família patriarcal sediada nas casas-grandes do Nordeste açucareiro.

III – A escravidão africana e a miscigenação da sociedade criou um dos traços que mais esclarecem a verdadeira identidade do povo e da democracia racial brasileira.

Resposta:

$@$v=v1.16-rv1$@$

A resposta correta é letra D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

Explicação:

I - Os três séculos de colonização portuguesa nos deixaram como legado uma economia monocultora, o latifúndio, a escravidão, uma tradição autoritária e o analfabetismo.

Essa afirmativa é verdadeira, pois a colonização portuguesa teve um grande impacto na formação da economia, sociedade e cultura brasileiras. A monocultura, especialmente do açúcar e do café, foi uma característica marcante do período colonial. O latifúndio, a escravidão e a tradição autoritária também são legados da colonização que ainda hoje influenciam a sociedade brasileira. O analfabetismo foi um problema sério no Brasil colonial e pós-colonial, tendo sido combatido por diversas medidas governamentais ao longo do tempo.

II - As bases da formação da sociedade brasileira contribuíram para que surgisse um tipo de família patriarcal sediada nas casas-grandes do Nordeste açucareiro.

Essa afirmativa também é verdadeira. A família patriarcal era uma instituição social importante no Brasil colonial, especialmente nas regiões produtoras de açúcar no Nordeste. As casas-grandes eram as residências dos senhores de engenho, que detinham o poder e a autoridade na região. Essas famílias eram compostas por um patriarca, sua esposa e filhos, além de escravos e outros trabalhadores.

III - A escravidão africana e a miscigenação da sociedade criou um dos traços que mais esclarecem a verdadeira identidade do povo e da democracia racial brasileira.

Essa afirmativa é verdadeira em parte, mas não se aplica especificamente ao período colonial. A escravidão africana e a miscigenação foram fenômenos históricos que tiveram um grande impacto na formação da sociedade e da identidade brasileiras. No entanto, a ideia de uma "democracia racial" é um conceito moderno que não se aplica ao período colonial.

Em resumo, as afirmativas I e II são verdadeiras para o período colonial, enquanto a afirmativa III é verdadeira em geral, mas não especificamente para o período colonial.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *