Leia atentamente as afirmativas abaixo relacionadas à administração colonial portuguesa no Brasil.
I – Com a implantação das Capitanias Hereditárias, tem-se o início da colonização efetiva do território brasileiro, a partir da expedição de Martim Afonso de Souza (1530-1533).
II – Do ponto de vista administrativo, os donatários que recebiam as capitanias podiam fundar vilas, doar sesmarias, aplicar a justiça e alistar colonos para fins militares.
III – As Capitanias Hereditárias garantiram para a Coroa Portuguesa a posse e o pleno povoamento do território brasileiro, marcando o panorama administrativo enquanto durou o período Colonial no Brasil.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
- A) I, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e II, apenas.
Gabarito: LETRA B.
A questão retoma a administração colonial portuguesa no Brasil (1500-1822). Nesse contexto, aborda mais especificamente a estruturação das Capitanias Hereditárias, a primeira divisão administrativa territorial implantada nacionalmente com o objetivo de evitar invasões de outras potências no país, cultivar a terra e delimitar a presença portuguesa no território (Politize; Mundo Educação). Nesse sentido, vejamos as alternativas para identificar a correta.
I - Com a implantação das Capitanias Hereditárias, tem-se o início da colonização efetiva do território brasileiro, a partir da expedição de Martim Afonso de Souza (1530-1533).
CORRETO. As Capitanias Hereditárias foram uma forma de administração territorial implantada pela Coroa Portuguesa no Brasil a partir de 1534, com o objetivo de colonizar e explorar economicamente o território. A expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530, marca o início desse processo.
II - Do ponto de vista administrativo, os donatários que recebiam as capitanias podiam fundar vilas, doar sesmarias, aplicar a justiça e alistar colonos para fins militares.
CORRETO. Os donatários (geralmente comerciantes ou pequena nobreza portuguesa) tinham poderes administrativos sobre as terras que lhes eram concedidas. Eles podiam fundar vilas, distribuir sesmarias (grandes extensões de terra), administrar a justiça local e recrutar colonos para a defesa das terras.
III - As Capitanias Hereditárias garantiram para a Coroa Portuguesa a posse e o pleno povoamento do território brasileiro, marcando o panorama administrativo enquanto durou o período Colonial no Brasil.
INCORRETO. As Capitanias Hereditárias não foram totalmente eficazes na colonização e ocupação do território brasileiro. Muitas delas enfrentaram dificuldades econômicas, sociais e políticas, levando à sua fragmentação. O sistema em geral não foi muito bem sucedido (Brasil Paralelo).
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B, I e II estão corretas, apenas.
Deixe um comentário