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Leia atentamente o trecho da música “Um índio – Caetano Veloso”:


“Um índio preservado em pleno corpo físico


Em todo sólido, todo gás e todo líquido


Em átomos, palavras, alma, cor


Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som


magnífico


Num ponto equidistante entre o Atlântico e o


Pacífico


Do objeto-sim resplandecente descerá o índio


E as coisas que eu sei que ele dirá, fará


Não sei dizer assim de um modo explícito.”


A música “Um índio” é uma poesia que faz referência aos povos indígenas e sua resistência a dominação dos europeus. A respeito deste tema, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Os povos indígenas derrotados elaboraram diversas estratégias de resistência, porém todas com malogro que permitiu o desaparecimento dos índios no Nordeste

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Leia atentamente o trecho da música “Um índio – Caetano Veloso”:


“Um índio preservado em pleno corpo físico


Em todo sólido, todo gás e todo líquido


Em átomos, palavras, alma, cor


Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som


magnífico


Num ponto equidistante entre o Atlântico e o


Pacífico


Do objeto-sim resplandecente descerá o índio


E as coisas que eu sei que ele dirá, fará


Não sei dizer assim de um modo explícito.”


A música "Um índio" é uma poesia que faz referência aos povos indígenas e sua resistência a dominação dos europeus. A respeito deste tema, assinale a alternativa incorreta.

  • a)  Com o chamado Diretório de Pombal, foi proibido aos indígenas que utilizassem seus próprios nomes. Ficou determinado que eles usassem nomes e sobrenomes de famílias de Portugal. Tornou-se obrigatório, também, no lugar das línguas indígenas o uso unicamente da língua portuguesa

Nessa alternativa, era importante que o período pombalino (1740 - 1777) foi o grande momento do Antigo Regime português, que viveu sob a influência do Marquês de Pombal o chamado despotismo esclarecido. Naquele momento, a centralização político-administrativa estava sendo empreendida com grande velocidade, fragilizando o papel da aristocracia e implantando reformas gerais no Estado português. Para o mundo colonial, isso significou o estreitamento do controle metropolitano sobre o cotiano das colônias com novas leis buscando a ampliação do papel da burocracia portuguesa e da eficiência das leis. O Diretório dos Índio foi uma lei portuguesa colocada em vigor 1757 com um objetivo político muito claro: fragilizar a posição dos jesuítas no Brasil. A centralização pretendida por Pombal, não raro, esbarrava na influência da Igreja dentro do Estado português e, na experiência brasileira, os jesuítas acumulavam um poder muito expressivo por estarem há dois séculos entranhados no território nas missões de catequização dos indígenas. Com o Diretório, Pombal conseguia secularizar os aldeamentos, dando o passo decisivo para determinar a expulsão dos jesuítas da América portuguesa. Ao mesmo tempo, dava-se um passo na ideia de ampliar o controle metropolitano sobre a colônia por meio da integração indígena dentro da sociedade colonial, medida que exigia a padronização educacional e o banimento de culturas originárias em favor das formas sociais portuguesas.  As medidas elencadas na alternativa acorriam a esse esforço integracionista e de centralização em torno da forma portuguesa. Sem erros na alternativa.

 
  • b)  Algumas famílias indígenas puderam resistir às pressões nos seus locais de moradias ou nas cercanias, mas de difícil acesso. E foi através dessas relações e vínculos (casamentos, moradias etc.) que estabeleceram com outros grupos também considerados marginalizados (negros, brancos pobres) pelo sistema social vigente, que puderam reelaborar a identidade étnica afirmada pelos atuais povos indígenas no Nordeste

Ainda que tenha algo de romanceado e não estabeleça balizas temporais efetivas, basta que o estudante tenha alguma imaginação histórica. As capacidades logísticas e administrativas do governo colonial eram limitadas para um território tão vasto, principalmente frente a sociedades distantes das cidades e das grandes zonas produtoras. Ou seja, é muito provável que famílias indígenas sequer tenham sido alcançadas por uma política de assimilação bem estruturada e tenham mantido suas formas sociais bem como se miscigenaram com outros excluídos da sociedade colonial. A conformação social do Brasil não pode ser compreendida apenas a partir das ordens centrais, sendo necessário observar tanto as formas de resistência quanto as expressões da exclusão e da ineficiência do governo. Sem erros na alternativa.

 
  • c)  Os povos indígenas derrotados elaboraram diversas estratégias de resistência, porém todas com malogro que permitiu o desaparecimento dos índios no Nordeste

Como comentado acima, apesar de formas brutais de genocídio e de políticas de assimilação, vários povos conseguiram permanecer relativamente distantes desses processos com pouco ou nenhum contato com a sociedade colonial. Além disso, as formas de resistência também apresentaram alguns pontos de vitória, mesmo que a forma colonial tenha prevalecido no processo histórico brasileiro. Olhando a questão sob o prisma da longa duração, pode-se entender que a resistência indígena atual é uma permanência desses choques coloniais e recusar isso é simplesmente validar os séculos de violência. Além disso, há de se destacar que nações indígenas existem no Nordeste brasileiro e há vários dos seus traços na formação étnica da sociedade brasileira em si. Por apresentar erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d)  As pesquisas recentes na documentação de missões religiosas revelaram que mesmo naqueles contextos de diversas violências explícitas, os povos indígenas simularam derrotas e sabotaram a dominação colonial, estabelecendo uma “resistência invisível”, através da persistência de práticas religiosas ancestrais

O avaliador foi muito feliz ao relembrar que a resistência indígena se deu em vários níveis e de diversas formas e que é um erro reduzi-la à violência. No século XVI, há de se lembrar, que até mesmo alianças foram estabelecidas com portugueses e com franceses por diversas nações para defender objetivos e resistir à implantação de certas formas de dominação colonial. Sem erros na alternativa.

  

Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA C.

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